WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

13/03/2020 - História de Uberaba é retratada em cartoons na Fundação Cultural

‘Uberaba 200 anos: em traços e cores’ é o nome da exposição de Alberto Henrique Sousa, em exibição na galeria de arte Rachel Machado da Fundação Cultural, na Praça Rui Barbosa, a partir desta segunda-feira (16). O trabalho é digital, feito no estilo de histórias em quadrinhos e apresenta elementos da narrativa histórica de Uberaba. A abertura da mostra será às 16 horas, com entrada gratuita. Os cartoons ficam em exposição até o dia 27. Escolas interessadas em agendar visitação podem entrar em contato com a coordenadora da galeria, Karina de Oliveira, no telefone (34) 3331-9200.

O artista explica que a dinâmica do projeto foi em duas etapas: “Escolhi alguns pontos principais da cidade e fiz um trabalho in loco para observar e tentar captar aquele momento, combinando passado e presente”. A segunda etapa foi a de pesquisa histórica para entender as origens de cada espaço que entraria no produto final. 

O artista revela suas descobertas sobre Uberaba durante a produção, "Pesquisei bastante e levei isso para história em quadrinho. Fiz um mapa em forma de cartoon mostrando as Sete Colinas de Uberaba e onde elas estão", A exposição também aborda a relação de Major Eustáquio com a cidade de Uberaba e a história da Maria Fumaça.

A coordenadora da galeria, Karina de Oliveira, enfatizou que “o objetivo maior dessa parceria é atrair para a exposição os alunos das escolas, principalmente da educação infantil, para conhecerem e aprenderem sobre a história de Uberaba”.

Alberto Henrique Sousa é formado em Sistemas de Informação. Também é especializado em desenho artístico, desenho de cartoon e histórias em quadrinhos pela Escola de Desenho Visuart, de São Paulo. 

 

Diandra Tomaz – Estagiária de Jornalismo

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar