WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

04/03/2020 - Feira da Abadia é decretada patrimônio histórico de Uberaba

A Feira da Abadia foi decretada patrimônio histórico de Uberaba a partir do Decreto nº 5235 de 28 de fevereiro, na modalidade ‘Lugar’. Com mais de 600 feirantes cadastrados, é considerada a maior feira em extensão e em número de comerciantes de Uberaba. Além do histórico, a equipe de pesquisadores está em busca de fotos antigas, objetos, histórias e depoimentos que ajudem a reconstruir essa narrativa.

De acordo com o presidente da Fundação, Ronaldo Amâncio, mais uma conquista para a autarquia. “A Feira da Abadia merece esse registro. Mais do que presidente dessa autarquia e político, sempre lutei por essa conquista. Uma grande felicidade. Fiz questão de pedir a equipe do Patrimônio Histórico da Fundação Cultural que aceitou de pronto essa tarefa”.

O estudo também será base para um dossiê de registro a ser enviado ao Iepha - Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais. Segundo a historiadora Maria Aparecida Manzan, a Feira Livre da Abadia é um dos poucos espaços existentes onde há contato direto com a comunidade. “Por lá, circulam pessoas de todo tipo, além de ser um ponto de encontro e um espaço repleto de tradição, um lugar do povo para o povo”. 

A Feira foi criada durante a gestão do prefeito Silvério Cartafina. É realizada aos domingos na Avenida Prudente de Morais. Ali, são comercializados produtos diversos, como alimentos, vestuários, artesanato e produtos industriais. “Há também a característica democrática, já que se encontram todos os tipos de comerciantes e prestadores de serviços, tornando o ambiente dinâmico e diversificado”, ressaltou a historiadora.

De acordo com a historiadora, a previsão é que o trabalho fique pronto em outubro. O registro histórico também prevê a manutenção da salvaguarda da Feira da Abadia.

Aqueles que quiserem contribuir podem trazer relatos ou objetos na sede da Fundação Cultural, localizada na Praça Rui Barbosa, 356, no Centro, com atendimento ao público das 12h às 18h de segunda a sexta-feira.

Estagiária de Jornalismo da FCU - Diandra Tomaz

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar