WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

14/02/2020 - Fundação Cultural e Associação dos Voluntários do HC juntas em projeto social

Levar arte e música como forma de humanização. Essa é a proposta do projeto social promovido pela Fundação Cultural de Uberaba Arte Solidária que agora vai atender a Associação de Voluntários do Hospital de Clínicas da UFTM (AVHC). O intuito é direcionar semanalmente as atividades musicais do projeto ‘para os espaços do Hospital de Clínicas da UFTM, complementando as ações dos voluntários do AVHC.

Criado em 2017, o ‘Arte Solidária’ é responsável por levar alegria para quem está em situação de vulnerabilidade. O projeto conta com seis integrantes, grupo que faz visitas a instituições como asilos, casas de apoio, lares de acolhimento, hospitais e unidades de saúde. Os participantes são Julio Oliveira no acordeón, Luís Otávio no trompete, Lucas Pedroso no vocal e no violão, o rapper e arte educador Cairo Damasceno (Toi), o fotógrafo Flávio Salge e a coordenadora do projeto, Karina Oliveira, com trabalho voltado para as artes plásticas.

Para a coordenadora Karina Oliveira, esse é um trabalho de humanização por meio da cultura: “Ouço vários depoimentos das pessoas durante as visitas. Essa semana, uma senhora falou para mim: ‘Que bom que vocês chegaram e alegraram meu dia, eu estava tão triste aqui sozinha’. A música e a arte têm o poder de transformar qualquer ambiente e de tocar a alma das pessoas”. 

A Associação de Voluntários do Hospital de Clínicas da UFTM é uma instituição que desenvolve atividades administrativas e operacionais por intermédio de corpo de voluntariado devidamente capacitado. O principal objetivo da AVHC é a assistência social a pacientes e acompanhantes.

De acordo com a presidente da instituição, Maria Helena Miziara, “o Arte Solidária e a Associação têm proposta muito parecida, com objetivos em comum. Firmamos essa parceria que resultou em um projeto social cheio de alegria. Estamos muito satisfeitos, pois sabemos o quanto os pacientes ficam felizes com a música”.

O coordenador geral e atuante no Asilo São Vicente de Paula desde 1989, Paulo Roberto Queiroz da Costa, que já recebe o projeto, explica sobre os resultados: “O Arte Solidária traz tranquilidade, porque a música é um diferencial importante na rotina. Eles ficam calmos e felizes”.

O novo projeto começa suas atividades em março no Hospital de Clínicas da UFTM. “Vamos inaugurar as visitas já homenageando o grupo de voluntários que realiza trabalho humanitário na instituição. Estamos ansiosos”, pontua a coordenadora Karina Oliveira.

Diandra Tomaz Estagiária de Jornalismo 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar