WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

11/12/2019 - Diretoria do Compir toma posse oficialmente

A nova diretoria executiva do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial gestão 2019/2021 tomará posse amanhã (12) oficialmente no Gabinete do prefeito Paulo Piau. A solenidade acontecerá às 16h. O novo conselho foi eleito no dia 13 de agosto deste ano.  Por unanimidade, Maria Abadia Vieira da Cruz é a nova presidente representando o segmento cultural.  Professora aposentada, hoje trabalha em movimentos sociais. É voluntária do Lar da Caridade, antigo Hospital de Pênfigo. Ernani Neri que representa o gabinete do prefeito ficou com a vice-presidência. O primeiro secretário é Luiz Fernando de Souza Miranda, que representa o segmento da educação.

De acordo com Maria Abadia, a proposta dessa nova diretoria é focada no trabalho não só para os negros, mas também para as minorias.  “A posse dá um reconhecimento junto ao cidadão perante o poder público, que nós, enquanto Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial estaremos em conjunto com o município de Uberaba, construindo as políticas públicas que vão dar razão e vez ao Compir, que envolve tanto a comunidade negra, quanto indígena, cigana, e outras, em prol de uma sociedade melhor e mais igualitária”.

Mesmo sem a posse oficial, o Compir já está promovendo ações de combate ao racismo e o preconceito. “Estamos atuando junto com a Secretária Municipal de Educação, com o curso de Relações Étnico-Raciais em favor da Lei 10.639. Também estamos ativamente participando dentro dessas ações, desde 2018, trabalhando para intervenções nas questões étnico-raciais”, completou Maria Abadia.

O presidente da Fundação Cultural de Uberaba Ronaldo Amâncio avalia como importante a nova diretoria, já que a presidente eleita tem um perfil pacificador. “Vivemos um momento onde houve muita tensão no feriado de 20 de novembro. A Maria Abadia é uma pessoa pacificadora. Trará para dentro do Compir soluções para possíveis problemas que possam surgir com uma mensagem de igualdade e não de rivalidade racial. Entendemos que existem momentos que você tem que ceder ou tem que avançar. Ela é a pessoa certa”.

A Lei nº 12.280/2015 que institui o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial tem por finalidade “propor políticas voltadas à promoção da igualdade racial, combate ao racismo e efetivação de ações afirmativas, visando à valorização e ao reconhecimento da participação histórica das populações negras e de outras etnias vulneráveis à discriminação, reconhecendo-as como agentes sociais de produção de conhecimento, riqueza, estimulando a preservação de suas manifestações”.

Jorn. Izabel Durynek

Assessoria de Comunicação – FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar