WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

27/11/2019 - Equipe do Memorial Chico Xavier passa por capacitação pela empresa Expomus

A equipe do Memorial Chico Xavier e gestores da Prefeitura Municipal de Uberaba ligados à Fundação Cultural e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação passaram por um treinamento. A ação faz parte do processo de revitalização do Memorial a partir da empresa Expomus, ganhadora da licitação para adequações do local. Os resultados foram apresentados ao prefeito Paulo Piau na manhã de hoje.

Para isso, uma equipe da Expomus esteve em Uberaba entre 26 e 27 de novembro. O treinamento aconteceu no CETA – Centro de Educação e Tecnologia Ambiental, no Parque Tecnológico de Uberaba. Dentre as questões trabalhadas estão o debate sobre conceito gerador, enquadramento legal e governança e estratégias de sustentabilidade, oficina de capacitação da equipe gestora do projeto, abordando conceitos, metodologias e estratégias para captação de recursos via dispositivos previstos na legislação vigente. Também houve visita técnica ao Memorial, Museu de Peirópolis e Museu do Zebu.

De acordo com o prefeito de Uberaba Paulo Piau, a Expomus é uma empresa reconhecida no seguimento. “É considerada a melhor planejadora de museus e memoriais do Brasil. Está aqui para nos oferecer um projeto, inclusive incluindo a captação de recursos nas empresas. Não estamos nem falando em recursos da Prefeitura Municipal para a execução e ampliação do Memorial Chico Xavier”.

O prefeito também falou da importância desse trabalho para a cidade. “Uberaba é uma cidade histórica. As pessoas têm que entender isso. Nós temos cultura, nós temos muita coisa para mostrar. Isso, associado ao projeto Geopark, que é um grande projeto também, que já está com sua base pronta. Mas tem que ser construído para o futuro, para alimentar e movimentar esta cadeia do turismo, gerando emprego e receita trazendo as pessoas para visitar Uberaba”. Piau também fez uma comparação sobre a quantidade de turista na cidade de Barcelona, capital de Espanha que recebe anualmente 30 milhões de turistas, enquanto o Brasil recebe aproximadamente 7 milhões ao ano. “Por isso a necessidade de investimento no turismo local”, concluiu Piau.

A diretora da empresa Expomus Maria Inês Mantovani Franco, Doutora em Museologia pela Universidade Lusófona de Lisboa, ministrou parte da capacitação e fez análises técnicas. Para ela, essa etapa de prestação de serviço é necessária, pois faz um planejamento a médio e longo prazo. “Para que esse equipamento cultural possa ser de fato um divisor de águas na potencialidade turística de cidade e região, nós contamos com um entrelaçamento muito bonito de saberes de diversos profissionais da Fundação Cultural, e é raríssimo uma cidade que tem uma equipe com essa qualidade. Acho que é uma dádiva, uma cidade como essa e que poderá explorar da melhor forma. Isso vai nos possibilitar um trabalho articulado, mais do que tudo, um trabalho que nasce de dentro da cidade e que nós tenhamos a felicidade ter atores daqui. Profissionais de Uberaba para conduzir. Nós temos um horizonte muito bonito e muito inspirado nas mensagens do Chico Xavier”.

A revitalização do Memorial Chico Xavier faz parte do projeto ‘Rumo aos 200 anos’, em comemoração ao bicentenário da cidade. A empresa Expomus, vencedora da licitação realizada em 2018 cumpriu a primeira etapa do contrato. A prestação de serviço inclui cinco etapas. A contratada é especializada em projetos de museus e exposições. A transformação do Memorial em museu também abrange o projeto GeoPark Uberaba.

Jorn. Izabel Durynek

Assessoria de Comunicação – Fundação Cultural de Uberaba 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar