WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

19/11/2019 - Fundação Cultural tem programação especial para o dia da Consciência Negra

A Fundação Cultural de Uberaba preparou uma programação especial de conscientização para o dia 20 de novembro, data em que é comemorada a Consciência Negra. As atividades tem início pela manhã e seguem durante toda a quarta-feira, na Praça Rui Barbosa. As comemorações se encerram à noite, com shows de atrações locais.

Durante a manhã, com início às 10 horas, as apresentações incluem a banda Axé Uai, batucada, o artista Nilton Paiva e roda de capoeira. A partir das 14 horas, a Praça recebe o projeto Talentos Cidadania e apresentação Bumba Meu Boi com a Mãe Ana. O fechamento acontece às 17h30, com os artistas Regina Basílio, Dri Ribeiro, Peixinho, Nilton Paiva, Grupo diamante, Giselle (Banda das Pretas), Jonny Black (hip hop), Maria Inês Fernandes (Coral Afro), João Araújo, Gustavo Vaz, além de feira de produtos afros. 

De acordo com o presidente da Fundação, Ronaldo Amâncio, ainda há muita necessidade de mostrar à população que há paradigmas a serem quebrados. "Eu queria fazer uma reflexão sobre o dia 20 de novembro. Não será feriado, mas é um momento para pensarmos que não podemos nos deixar influenciar. Somos pessoas do bem. Queremos o melhor para a nossa cidade. Temos que aproveitar esse dia para refletirmos sobre o que está acontecendo com a humanidade e como precisamos ser pessoas melhores. Sobre o feriado, deve ser revisto para que no ano que vem Sindicomércio e demais instituições possam também refletir junto com a comunidade negra para que possamos ter um dia da Consciência Negra que venha conscientizar a população não somente sobre a valorização do negro, mas de todas as pessoas excluídas e que precisam de um apoio especial".

O 20 de novembro é comemorado em todo Brasil. Surgiu como forma de homenagear Zumbi, um pernambucano que nasceu livre, mas foi escravizado aos seis anos de idade. Mais tarde ele voltaria para sua terra natal e seria líder do Quilombo dos Palmares. Zumbi morreu em 20 de novembro de 1695. O objetivo do Dia da Consciência Negra é refletir sobre a importância do povo e da cultura africana no Brasil. Também serve para analisar o impacto no desenvolvimento da identidade cultural brasileira.

 

Estagiária de Jornalismo Diandra Tomaz – FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar