Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Fundação Cultural

14/11/2019 - ‘Escola Consciente e a Cultura Negra’ é tema de caminhada na segunda

A ação faz parte da semana da Consciência Negra em Uberaba

Cerca de 1000 alunos da rede pública de Uberaba participam da caminhada ‘Escola Consciente e a Cultura Negra’ nesta segunda-feira (18), às 8h. O objetivo é reafirmar o papel da escola na desconstrução do racismo, preconceito e discriminação. A concentração será na Escola Estadual Profª Corina de Oliveira até a Praça Dom Eduardo, onde serão desenvolvidas apresentações artísticas e culturais e exposição de trabalhos produzidos em oficinas nas escolas, feitos pelos alunos. Na praça, até as 11h haverá apresentação de grupos culturais e artísticos. A Fundação Cultural, por meio da Coordenadoria de Políticas de Igualdade Racial, é apoiadora e tem a proposta de fomentar a cultura Afro Brasileira com políticas de ações afirmativas. A caminhada faz parte da Agenda Cultural da Semana da Consciência Negra.

De acordo com a educadora Vânia Rosa de Oliveira da escola Corina de Oliveira, a caminhada foi idealizada em 2018 por professores que tinham o intuito de conscientizar a comunidade escolar sobre o respeito às diferenças por meio de ações e valores. Desde então, é trabalhado durante todo o ano com os alunos, temas que apoiam o repúdio a qualquer tipo de intolerância e preconceito. “A caminhada cresceu e conquistou parcerias com outras instituições, tornando-se um projeto importantíssimo em nossa escola”.

Dentre as instituições que participarão da caminhada ‘Escola Consciente e a Cultura Negra’ estão: Escola Estadual Profª Corina de Oliveira, Escola Estadual Dom Eduardo, Escola Estadual Boulanger Pucci, Escola Estadual Carmelita de Carvalho Garcia, Estadual Henrique Kruger, Escola Municipal Frei Eugênio, Escola Municipal Terezinha Hueb, Escola Municipal Anísio Teixeira, Escola Cemei Diego, Escola, Escola Municipal Joubert de Carvalho.

No dia 19, a programação de conscientização continua. A Escola Corina de Oliveira realizará uma roda de conversa. Entre os convidados estão a educadora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, (PUC-SP) Maria Cristina de Souza, a repórter e apresentadora Tatiane Ferreira da TV Integração, o professor Gustavo Vaz da Fundação Cultural e as artistas Daniella Néspoli e Maria Conceição.

Estagiária de Jornalismo Diandra Tomaz – FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub