WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

07/11/2019 - Fundação Cultural prepara dia da Consciência Negra

Havendo ou não feriado, 20 de novembro, terá dia especial de conscientização

A Fundação Cultural de Uberaba já se prepara para o dia da Consciência Negra independente de decisão judicial que acontecerá no próximo dia 14 de novembro, pois ainda não é definitivo, já que a Prefeitura de Uberaba, por meio da Procuradoria Geral do Município voltou a defender a legalidade e a constitucionalidade do feriado. A data é comemorada em todo Brasil.  Surgiu como uma forma de homenagear Zumbi, um pernambucano que nasceu livre, mas foi escravizado aos seis anos de idade. Mais tarde ele voltaria para sua terra natal e seria líder do Quilombo dos Palmares. Zumbi morreu em 20 de novembro de 1695.

O objetivo do Dia da Consciência Negra é fazer uma reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana no Brasil. Também serve para analisar o impacto no desenvolvimento da identidade cultural brasileira. Para fomentar a importância do 20 de novembro em Uberaba, a FCU está convidando toda comunidade a participar desse evento que tem como principal objetivo a conscientização sobre o tema.

De acordo com o presidente da Fundação Ronaldo Amâncio, ainda há muita necessidade de mostrar a toda a população que há paradigmas a serem quebrados. “Realizaremos as ações independente do feriado. A praça Rui Barbosa será palco de resistência onde nós queremos dizer não ao preconceito, a negrofobia e não a todo tipo de discriminação aproveitando esse momento para conscientizar as pessoas independente de raça, cor ou religião, somos todos criaturas de Deus e precisamos ter um mundo mais harmônico onde as pessoas possam viver melhor e estender as mãos uns para os outros. No dia 20 estaremos levantando essa bandeira. Diga não ao preconceito, a discriminação racial, social e negrofobia porque nós queremos um país melhor e consequentemente uma Uberaba bem melhor, pois estamos completando 200 anos e temos que nos portar com cidadãos amadurecidos”.

A concentração terá início às 09h na Praça Rui Barbosa, onde serão realizadas diversas apresentações e exposições voltadas à temática racial. Em breve, a FCU divulgará mais informações. 

Jorn. Izabel Durynek

Assessoria de Comunicação – FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar