WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

01/11/2019 - ‘Cidades Inteligentes’ revitaliza praça no Alfredo Freire

O projeto Cultural leva intervenções artísticas para dar vida ao espaço

Usando a arte para mobilizar a comunidade, o projeto Cultural ‘Cidades Inteligentes’ está revitalizando a praça José do Reis ‘Pelé’, no Bairro Alfredo Freire. O objetivo é fazer com que a comunidade local participe e aprenda a partir de oficinas de grafite, design paisagístico e de mobiliário urbano para ‘dar cara nova’ à praça reunindo jovens de 12 a 18 anos da escola Henrique Kruger. A ideia é fazer com que os jovens coloquem a ‘mão na massa’ para transformar praça e além de ensinar técnicas para que eles mesmos possam dar continuidade e manter os espaços.

Antes de chegar à Uberaba, o projeto que se encerra este mês passou por Jacareí-SP e Jundiaí-SP. Agora chegou a Uberaba e segue para Queimados-RJ. O vice-prefeito João Gilberto Riposatti, que acompanhou a transformação da praça de perto, reconhece sua importância social e cultural. “Estamos resgatando a história do bairro que completou 38 anos dia 23 de outubro. Nosso trabalho no local começou em 2001 quando apresentei emendas em projeto de lei de concessão de área para a Satipel/Duratex que ficou responsável em contrapartida, por construir um equipamento social na cidade”.

O vice-prefeito empenhou junto a demais secretarias, para que a Prefeitura integrasse o projeto com a realização de serviços, tais como pintura do piso da quadra e de meio fio, e instalação de lixeiras; apoio para viabilização do wi-fi, além de outras etapas que terão continuidade posteriormente, entre elas a reforma do alambrado.   

O projeto também recebeu o apoio da Fundação Cultural de Uberaba. De acordo com o presidente Ronaldo Amâncio, além de melhorar o espaço que é público, o projeto reúne a comunidade. “Essa ação leva arte e envolve a comunidade. Os jovens que estão aqui desenvolvendo esse trabalho terão orgulho de falar que foram eles que fizeram e melhor ainda, terão responsabilidade com o local”. 

Com patrocínio da Duratex, por meio da marca Deca, a iniciativa foi concebida pela produtora cultural Numen Produtora e é uma realização da Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Pátria Amada Brasil Governo Federal, viabilizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

A empresa escolheu o Alfredo Freire pela proximidade com a comunidade e por integrar vários trabalhadores do bairro. Ripposati foi também autor da lei que denominou o nome da praça de José dos Reis Ferreira, popular Pelé, funcionário da Satipel e líder comunitário.

Para marcar o encerramento da revitalização haverá neste domingo (03) reinauguração do espaço a partir das 15h com várias apresentações artísticas e culturais. Toda comunidade pode participar. 

Jorn. Izabel Durynek 

Assessoria de Comunicação – FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar