Fundação Cultural

30/10/2019 - ‘Tia Má’ discute racismo em palestra sobre empoderamento negro no Teatro Vera Cruz na quinta

Uberaba recebe nesta quinta-feira (31) a jornalista e youtuber Tia Má, a Maíra Azevedo, com palestra que leva o tema ‘Empoderamento Negro’. O evento será realizado no Cine Teatro Vera Cruz, às 19h30, com entrada franca e aberta a toda comunidade.

A jornalista vai abordar questões sociais como o machismo e o preconceito nos diversos segmentos da sociedade. Tia Má se define, de forma popular, como “preta, gorda e nordestina”, e tem ganhado o status de youtuber e Influenciadora Digital. Ela discute temas polêmicos de forma bem-humorada, em linguagem popular, e com uma dose de ativismo. “Eu tenho a cara de minoria política que, na verdade, é a maioria”, declara Maíra.

A baiana já tem cerca de 750 mil seguidores nas redes sociais. Tia Má também é colaboradora do programa Encontro com Fátima Bernardes, da Globo. Recentemente, lotou teatros em Salvador, Brasília e São Paulo com seu stand-up ‘Com a Língua Solta’. “Eu sou fruto de uma construção coletiva. Aprendi desde cedo que a gente não tem espaço à toa. A partir do momento que você está ali, naquele lugar, tem como missão devolver a quem te colocou ali. Eu não posso me calar, não posso me diminuir porque sou a voz de milhares mulheres que foram silenciadas antes de mim”.

De acordo com a coordenadora de Políticas de Igualdade Racial, Carmen Amâncio, a palestra de Maíra Azevedo faz parte do projeto ‘Negro, Afirmação e Consciência’ e é uma maneira de trazer representação para a população negra. “A palestra trará uma reflexão afirmativa na representatividade na mídia e em espaços que a gente possa se enxergar de maneira mais igualitária, para que negros e mulheres tenham mais representatividade. A gente precisa mexer nas estruturas para conseguir, de fato, garantir oportunidades mais iguais para população negra", afirma a coordenadora.

Durante o evento, também haverá exposição de fotos da profissional Renata Reis da Ongusu. A palestra será aberta com declamação de poesias pelo poeta, ator e diretor Wellington Sabino. É uma realização da Prefeitura Municipal de Uberaba em parceria com a Fundação Cultural Palmares. Haverá emissão de certificado de participação para quem se inscrever antecipadamente até às 12h do dia 31 pelo link http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/conteudo,47846.

Estagiária de Jornalismo Diandra Tomaz – FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub