WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

21/10/2019 - Projeto Talentos Cidadania comemora 1 ano com evento especial no Teatro Vera Cruz na quarta

O projeto já realizou 43 edições

Para comemorar um ano das atividades do Talentos Cidadania, o projeto apresenta um evento especial no Teatro Vera Cruz na quarta (23), às 19h30. A noite contará com shows, live paint, exposição de graffiti e de fotografia, roda de break, batalha de MC's, capoeira, apresentações de dança, poesia, discotecagem e muito mais. Toda comunidade está convidada para celebrar os resultados do projeto, com entrada franca.

O Talentos Cidadania é itinerante e todo sábado direciona sua programação cultural para diferentes localidades de Uberaba. Promove, semanalmente, oficinas diversas que incluem hip-hop, música, dança de rua, grafite, discotecagem com DJ's, batalhas de rimas (principalmente com a Batalha no Calçadão), skate e basquete. De forma gratuita, o projeto incentiva o surgimento de novos talentos e o lazer de qualidade, principalmente para jovens da periferia. Durante um ano de projeto, foram 43 edições ao todo. As atividades do projeto são resultado de uma parceria entre Fundação Cultural, Shopping Uberaba, Unimed Uberaba e Instituto Agronelli.

O projeto recebeu o reconhecimento da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), com o troféu de bronze do Prêmio Newton Rique Sustentabilidade. O Talentos Cidadania também é finalista do prêmio internacional ICSC Latin America & Caribbean Shopping Center Awards, que reconhece a excelência no setor de shopping centers.

Por trás das instituições parceiras, a coordenação do projeto fica por conta do Cairo Damasceno, o Toi. Além de ser arte educador, ele é uma das figuras que representa o hip-hop e a arte urbana na cidade. "É uma experiência pessoal muito boa ver a transformação acontecendo com a juventude das periferias. É uma vitória coletiva dessa galera, que só precisava de oportunidade para mostrar o talento que tem. Os pais ficam satisfeitos e têm confiança no projeto, sabem que é um lugar sadio".

Patrícia dos Reis Cruvinel comprova a fala de Toi. Ela é mãe do Matheus Cruvinel dos Santos, de 14 anos, que participa do Talentos Cidadania desde que começou há um ano. De acordo com Patrícia, o projeto mudou a vida do filho. "Melhorou muito a qualidade de vida do Matheus e os estudos também. Ele é comprometido, não gosta de faltar aos encontros e está criando mais responsabilidade a cada semana que passa", afirma.

Já Matheus, ou 'Faísca MC', apelido de batalha pelo qual é conhecido, conta que sempre quis fazer rima e planeja que essa atividade seja muito mais que um hobby no seu futuro. "Sempre via as batalhas no Youtube e hoje tenho o Talentos Cidadania me incentivando. Quero ser um grande MC de sucesso e tudo que aprendi até hoje é por causa do Toi e do projeto. Muitos professores me pedem para fazer meu rap e apresentar para escola quando tem evento", ressalta Faísca.

O evento especial de um ano do projeto tem entrada gratuita no Teatro Vera Cruz, na Rua São Benedito, 290, bairro São Benedito.

 

Estagiária de Jornalismo Diandra Tomaz – FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar