Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Fundação Cultural

02/10/2019 - 3ª Exposição de Crochê é inaugurada com mais de 500 peças

A Fundação Cultural de Uberaba, através da Galeria de Arte Rachel Machado, inaugurou a 3ª edição da Expo Crochê na tarde de ontem (01). Aberta a toda comunidade, a mostra ficará até o dia 16 de outubro (quarta). O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. Além de conhecer o trabalho das artesãs uberabenses, os visitantes também poderão comprar peças feitas de crochê, como roupas e objetos de decoração.

A iniciativa de criar a Expo Crochê partiu da professora de crochê Rosalina Lopes de Souza, artesã há mais de 40 anos. Rosalina idealizou a exposição para divulgar e comercializar trabalhos de conhecidos. Ao todo, são 20 artesãs com mais de 500 peças feitas no estilo tradicional. De acordo com ela, a atividade vai além do artesanato, chegando a ser terapêutico. “O artesanato do crochê não serve só para ganhar dinheiro. Serve para amenizar as doenças de hoje como a depressão, o estresse e a ansiedade. Acho que o crochê vai entrar em extinção. E a gente não pode deixar isso acontecer, porque é um trabalho manual muito prestigiado”.

Para a coordenadora da Galeria de Arte Rachel Machado, Karina Oliveira, é uma oportunidade para as artesãs de comercializar seu trabalho. “A Fundação Cultural sempre apoiou essas iniciativas que fomentam a cultura e a arte. É uma forma que encontramos de fazer uma abertura para que artesãs não deixem a tradição se perder”.

O crochê é uma espécie de artesanato feito com uma agulha especial, com um gancho na ponta. Essa modalidade consiste em produzir um trançado semelhante ao de uma malha rendada. A arte do crochê como é conhecida hoje foi desenvolvida no século XVI, na Arábia. Muito usada para roupas atualmente, a técnica adquiriu contornos mais versáteis e modernos.

Dentre as opções da exposição estão vestuário infantil, inclusive para bebês, adulto, cama, mesa, banho e decoração, além de bijuterias e acessórios de todos os tipos.

A Galeria de Arte Rachel Machado fica na sede da Fundação Cultural, localizada na Praça Rui Barbosa, 356, no Centro.

 

Estagiária de Jornalismo da FCU – Diandra Tomaz

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub