WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

27/09/2019 - Conjunto arquitetônico da Epamig poderá ser tombado pelo Iphan

O Conjunto arquitetônico da Epamig poderá ser tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. O local já foi tombado pelo município em 2006. A partir dessa ação, a documentação reunida pela equipe da Fundação Cultural na época também foi encaminhada ao Iphan que realizou na tarde de ontem uma visita técnica ao patrimônio.

De acordo com o analista de Patrimônio Cultural do Instituto João Paulo Martins, a visita foi para dar andamento aos estudos para instrução desse processo de tombamento. “Sobre a fazenda ter condição de ser tombada, isso tem que ser avaliado ainda em estudos posteriores. O que eu posso dizer, é que o processo de tombamento feito pelo município e encaminhado para o Instituto está muito bem instruído. Tive a oportunidade de falar sobre isso com o pessoal da Fundação, com os próprios técnicos e gestores da fazenda que nós visitamos. Não tem como dar um parecer agora. Foi a primeira visita ‘in loco’. Mas acho que é um bem simples e demonstra um interesse relevante”.

Quem desenvolveu o dossiê de tombamento foi o historiador e professor do município Thiago Ricciopo com ajuda de equipe do Patrimônio Histórico da FCU. De acordo com ele, o local merece o tombamento, pois o conteúdo histórico transcende o município, já que a relevância da Epamig promoveu mudanças no cenário econômico nacional. “A inauguração da Epamig foi durante o governo do Getúlio Vargas em 1941, no mesmo momento em que o parque Fernando Costa foi inaugurado. Então, foi um pacote que Uberaba recebeu de grandes obras. Tem uma grande relevância nacional devido à interferência política e desenvolvimento da pecuária. Ali, a princípio, tinha um centro de pesquisa e desenvolvimento para melhorias da raça Gir que acabou sendo mais efetivo na história da produção leiteira. Foi um dos pilares em outras áreas da agropecuária, tão fundamentais, como a produção de soja. Foi abrindo para além da pecuária para várias outras áreas, da soja, do milho, do algodão, feijão”, dentre outros destacados pelo historiador.

Jorn. Izabel Durynek

Assessoria de Comunicação – FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar