WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

27/09/2019 - Domingo na Concha tem show especial com o tema Tropicália

O último Domingo na Concha do mês de setembro terá show temático, o Especial Tropicália. O evento acontece no dia 29 de setembro na Praça da Concha Acústica, com praça de alimentação a partir das 11h e show às 12h, e é uma realização da Fundação Cultural de Uberaba.

As atrações que agitam o Especial Tropicália são Pedro Pio e Carolina Emília, Quarteto Jazz Mineiro e Tito Rios. O repertório traz o melhor da música popular brasileira, inspirado no estilo musical da Tropicália, movimento musical da década de 1960 que revolucionou a MPB. A Tropicália incorporou elementos da cultura jovem mundial, como o rock, a psicodelia e a guitarra elétrica para universalizar a linguagem da música no país.

O presidente da Fundação Cultural, Ronaldo Amâncio, enfatiza a necessidade de preservar e resgatar as raízes musicais do Brasil no Domingo na Concha. “A Tropicália precisa estar sempre viva na memória do povo, porque foi um momento importante para a história cultural e política do brasileiro. É ainda uma oportunidade para mostrar para a geração atual que existiram pessoas que, através desse movimento, lutaram muito pela nossa liberdade de expressão”, ressalta Amâncio.

Carolina Emília é cantora natural de Uberaba e se dedica aos estudos da voz e interpretação para contribuir com o resgate da música popular. Estuda um repertório de músicas brasileiras que discorrem de Vinicius de Moraes, Caetano Veloso, Chico Buarque, Tom Jobim e outros nomes da música nacional.

Músico, poeta, intérprete e compositor mineiro, Tito Rios nasceu em Araguari e conta que ouviu desde cedo o melhor da música brasileira, sendo ela caipira, bossa nova, samba ou rock. Seu primeiro contato com instrumentos musicais foi aos nove anos. Influenciado por artistas como Milton Nascimento, Tonico e Tinoco, Elis Regina, Chico Buarque, Vinícius de Morais e outros ícones. Também traz estilos como Jazz, Fox Trote, Folk e Rock em suas composições.

Formado por Rafael Camilo no teclado, Thiago Vieira na bateria, Daniel Amâncio no baixo e Waldir Júnior na guitarra, o Quarteto Jazz Mineiro tem no repertório temas que passam do jazz tradicional/moderno e vão até a música brasileira. A banda surgiu quando os integrantes, professores do Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi, tiveram a ideia de estudar temas de jazz/instrumental brasileiro. O objetivo inicial era somente de estudo, mas esse projeto tomou um contorno sério.

A Praça da Concha Acústica está localizada na Rua Marquês do Paraná, 46, no bairro Estados Unidos.

Estagiária de Jornalismo da FCU - Diandra Tomaz

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar