WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

23/09/2019 - Memorial Chico Xavier faz exposição com peças doadas pelo Jornalista Saulo Gomes

A mostra com objetos usados pelo médium em Pedro Leopoldo integra ‘13ª Primavera de Museus’
 
O Memorial Chico Xavier fará nesta semana, de terça (24) a domingo (29) exposição inédita com peças exclusivas doadas pelo jornalista Saulo Gomes. Os pertences do médium foram usados por ele, ainda em Pedro Leopoldo, sua terra natal antes de vir para Uberaba. A mostra que também comemora os três anos do Memorial Chico Xavier, permanecerá apenas uma semana já que as peças ainda não estão devidamente restauradas e prontas para exposição contínua.


O evento integra a ‘13ª Primavera de Museus’, temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que acontece todos os anos entre 23 e 29 de setembro. Nessa edição, museus de todo o País oferecem ao público atividades especiais.


O coordenador de museus em Uberaba Carlos Vitor de Souza informa que neste ano o tema é ‘Museus por dentro, por dentro dos museus. “Quem visitar a mostra, terá a oportunidade de ver as peças e saber como elas chegaram ao espaço cultural. Futuramente, passarão por restauro. A ideia também é fazer um antes e um depois para que a população possa conhecer um pouquinho mais sobre os bastidores dos museus”, destacou.


O jornalista Saulo Gomes, responsável pela doação, recebeu dos familiares do médium todos os pertences usados por ele em Pedro Leopoldo. “Foi o sobrinho do Chico, Caio Gonçalves Xavier que guardou todo esse material. Caio morreu há pouco tempo. Antes disso, me entregou esse acervo”, conta Saulo. “Acho que o Memorial é o lugar mais certo. Existem vários museus no Brasil com material de Chico. Em Pedro Leopoldo tem quatro. São Paulo tem dois. Eu fiz parte da inauguração, no dia 1º de maio de 2007 aí na Associação Comercial, da abertura do Instituto Chico Xavier”.


Doze peças estarão à mostra, entre elas uma máquina de escrever Olivet, uma das primeiras usadas pelo médium. Também, móveis antigos como uma penteadeira, uma mesa, banco, cadeira, um rádio, entre outros. O museu ficar aberto ao público de terça a domingo das 13 às 18 horas na Avenida João XXIII, 2011 - Parque das Américas. A entrada franca.


Jorn. Izabel Durynek
Assessoria de Comunicação – FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar