WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

20/09/2019 - 3º Encontro de Raiz e Ogãns trará a Uberaba Tião Casemiro

O evento é realizado pela Tenda de Umbanda Zé Baiano

A Tenda de Umbanda Zé Baiano está realizando o 3º Encontro de Raiz e Ogãns. O evento acontecerá neste sábado (21) na Chácara Meirilaudo que fica na rua Ricardo Leite Barbosa, 301, Recreio dos Bandeirantes, a partir das 20h. Como atração principal, Tião Casemiro que é Ogã no Rio de Janeiro, ele é padrinho dos ogãns, músico, cantor, intérprete e compositor. Conhecido nacionalmente pelo mundo devido à sua marcante voz entoada em cantigas de Umbanda e Candomblé, sendo também idealizador da escola Ogã.

O organizador do evento e Zelador da Tenda Zé Baiano Ivan Jesus Urias explica que o objetivo do encontro é o fortalecimento da religião em Uberaba. “Nós precisamos reunir a comunidade umbandista. Precisamos também lutar contra os estereótipos, pois a umbanda também é uma vertente do espiritismo e é cristã. Reunir os irmãos de terreiro é uma forma de manter a nossa tradição”.

Urias também conta o que é um ‘ogã’ dentro de um terreiro. “A palavra Ogã vem do Yorubá e significa Senhor da Minha Casa. De suma importância em uma Casa de Axé, o Ogã tem a responsabilidade de zelar pela casa nos momentos de transe do dirigente, com seu conhecimento, ele toca o atabaque e canta as cantigas, evocando os Orixás e entidades a chegarem, dançarem ou até mesmo a irem embora”.

O evento é apoiado pela Fundação Cultural. O ingresso está sendo comercializado por R$35,00. Maiores informações com Ivan de Jesus através do telefone 99675-1081.

Jorn. Izabel Durynek

Assessoria de Comunicação – FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar