WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

06/09/2019 - Fundação Cultural registrará Conservatório Renato Frateschi como patrimônio imaterial de Uberaba

A solenidade que é aberta ao público será no dia 06 de setembro, aniversário de 70 anos da instituição

A Fundação Cultural de Uberaba realizará o registro do Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi como patrimônio imaterial da cidade. A ação faz parte da comemoração de 70 anos de fundação do Conservatório e acontecerá no dia 6 de setembro, dia do aniversário, no anfiteatro da Prefeitura de Uberaba, às 19h30. A instituição será registrada na modalidade “Saberes, linguagens e expressões musicais”, proposta pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, o Iepha. O evento é aberto ao público.

O reconhecimento partiu do presidente da Fundação Cultural de Uberaba, Ronaldo Amâncio. “Não temos dúvida da importância do Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi. O que a Fundação está fazendo é reconhecer a importância do que é ensinado. A música, a arte, e isso é um patrimônio imaterial. É isso que as pessoas aprendem ali dentro e carregam consigo para o resto de suas vidas”.

A diretora Maria Luísa Fernandes Cardoso destaca que o conservatório tem grande relevância na cidade. “Temos colaborado com a formação musical de instrumentistas, compositores e de professores de música de Uberaba e região. Praticamente todos os músicos da cidade passaram por aqui”, pontua a diretora. Maria Luísa conclui que a solenidade no Executivo representa o reconhecimento da prática educacional do conservatório.

Esse evento terá uma apresentação especial. Segundo o coordenador dos eventos e vice-diretor Rafael Mariano, a homenagem aos 70 anos que acontecerá na PMU será emocionante e contará com o Coro Lírico do Conservatório, que inclui 10 pianos e 40 mãos, sob direção da professora Marcella Manutti. “Essa apresentação do dia 06 será interessante, pois remete a uma prática do início do conservatório, que começou basicamente com um piano apenas. Hoje, oferecemos curso de 20 instrumentos e temos cerca de 3 mil alunos”, revela.

O Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi foi criado em 1949, fundado pelo Maestro Alberto Frateschi juntamente com Alda Lóes Frateschi, gestora até 1987. A instituição recebeu o apoio de Prefeitura Municipal da época onde o Dr. Luiz Boulanger Pucci era prefeito. O mesmo era chamado pela imprensa de ‘Prefeito da Instrução’ pois em sua gestão houve considerável avanço educacional. Alberto, que estudou música em BH, fez curso superior de música no Conservatório Mineiro de Música. O nome da instituição foi uma forma de homenagear o seu pai, Renato Frateschi que também era Maestro.

Jorn. Izabel Durynek e estagiária Diandra Tomaz

Assessoria de Comunicação – FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar