WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

31/08/2019 - Fundação Cultural e Catedral lançarão livro sobre os 200 anos de Uberaba

Rumo aos 200 anos de Uberaba, a história da Igreja Matriz de Uberaba será registrada em livro. A obra terá cinco capítulos retratando, a partir de análise histórica científica, os momentos do povoamento do Sertão da Farinha Podre e a instalação das primeiras famílias com a presença do cristianismo. Passará pelo surgimento da Matriz, apresentando estudos arquitetônicos e párocos que passaram pela Igreja, chegando à atualidade, contando as ações da paróquia. A ação está sendo desenvolvida pela Fundação Cultural de Uberaba e Catedral Metropolitana em parceria com a Câmara Municipal de Uberaba.


O projeto foi apresentado ao prefeito Paulo Piau na tarde de quinta-feira (29). De acordo com Piau, um momento importante devido ao conteúdo histórico que Catedral representa para Uberaba. “Com muita alegria recebemos esta oferta para os 200 anos de Uberaba, um livro que fala da construção da Catedral. Isso é um presente, porque lá na igreja tem documentos que mostram que Uberaba e a Catedral foram instituídos juntos, em 1820. Essa história que veio do Desemboque, passando por Uberaba, Sacramento, descendo para o Prata, Ituiutaba. Tem uma história rica aí. E a gente quer saber tudo isso. É importante para o uberabense saber dos antepassados; como é que conseguimos construir a cidade que temos hoje”.


O pároco da Catedral Monsenhor Valmir explicou sobre a necessidade dessa obra para Uberaba: “A história começa na primeira matriz. Ao criar-se a freguesia, criou-se a vila. E nós estamos celebrando, juntamente com os 200 anos da cidade, os 200 anos da primeira matriz. Ficamos muito felizes em receber o apoio do prefeito. É uma obra portentosa”.


A historiadora da FCU Cida Manzan apresentou o formato da obra. “O livro terá 251 páginas. Será imprenso colorido com muitas imagens. Quem quer estudar a história de Uberaba não tem onde achar por completo. A ideia é que seja uma obra leve para atrair os leitores. O conteúdo já está praticamente pronto”, concluiu.


Participaram da reunião, o presidente da Fundação Cultural de Uberaba Ronaldo Amâncio, o pároco da Catedral Metropolita Monsenhor Valmir Ribeiro, o vereador Rubério Santos, a historiadora da FCU, Aparecida Manzan, a cientista social Lucimira Reis, e a historiadora e secretária da Catedral Amanda Oliveira.


Jorn. Izabel Durynek
Assessoria de Comunicação – FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar