WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

24/08/2019 - Curso de Educação para as Relações Étnico-Raciais traz a Uberaba Ana Lúcia Silva Souza

A pós-doutora em Linguística Aplicada abordará o tema ‘Letramento de Reexistência’

O Curso de Educação para as Relações Étnico-Raciais trará a Uberaba a pós-doutora em Linguística Aplicada Ana Lúcia Silva Souza que abordará o tema ‘Letramento de Reexistência. O objetivo é promover a formação continuada dos professores da educação básica da rede pública de ensino, cumprindo também os critérios da Lei Federal nº 10.639/2003 que institui a obrigatoriedade do ensino da história africana, afro-brasileira e indígena nos currículos das instituições de ensino.

Ana Lúcia é professora da Universidade Federal da Bahia no Instituto de Letras, atuante na graduação e pós-graduação.  Possui graduação e mestrado em Ciências Políticas e Sociais, e doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (2009) e pós-doutora pela Universidade de Brasília. Atua também junto a programas e projetos na área de educação com as temáticas de relações raciais, letramentos, juventudes e cultura hip-hop. Escreveu entre outras obras o livro Letramentos de Reexistência – poesia, grafite, música, dança: hip-hop pela Editora Parábola.

De acordo com a especialista, a palestra abordará a linguagem e como os educadores podem tratar e conduzir todas as manifestações diante o tema de forma saudável as Relações Étnico-Raciais. “Me interessa saber o que as pessoas fazem com a linguagem. Eu trabalho na área de educação usando discursos como uma prática essencial além da educação. Um cabelo crespo dentro de uma determinada instituição, é um discurso e permite um determinado efeito. O curso tem a proposta de observar essa linguagem e o sujeito ao se apropriar desse conceito. Você muda a sua forma de entender quem fala bem e fala mal. Pode ser um discurso bem feito, mas pode ser um discurso para a morte. Que educação linguística nos estamos praticando na escola?”

O projeto é realizado pela Fundação Cultural de Uberaba em parceria com Secretaria de Educação, Superintendência Regional de Ensino, Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Federal do Triângulo Mineiro e Casa do Educador.

Jorn. Izabel Durynek

Assessoria de Comunicação – FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar