WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

24/08/2019 - Pela primeira vez festeiros de Folia de Reis serão coroados

O evento acontecerá neste domingo no Salão Paroquial da Igreja da Abadia

Pela primeira vez em Uberaba, haverá coroação de três festeiros no 61º Encontro de Folias de Reis. Este ano, o evento que levará o nome do professor Antônio Carlos Marques, uma forma de homenagear o ex-presidente, também fará a coroação de três festeiros que serão responsáveis pela organização do 62º Encontro que acontecerá nacionalmente. A coroação e o Encontro Nacional de Folias de Reis fazem parte da programação especial rumo ao bicentenário da cidade. Os festeiros serão coroados às 11h. 

Para o prefeito Paulo Piau, a realização desse encontro é “um grande momento para Uberaba. Não podemos perder essa tradição das Folias de Reis. Além de tradição, também é um momento de fé dos devotos de Santos Reis. O uberabense é um povo de fé. Por isso, a tradição é mantida a tantos anos. Hoje, temos mais de 100 Folias registradas. Isso prova a fé em Santos Reis”.

Já o presidente da Fundação Cultural Ronaldo Amâncio, alega que o Encontro de Folia de Reis transcende a cultura religiosa. “Uberaba é uma das principais cidades do país em se tratando de Folias de Reis que é um evento cultural de suma importância para manter a tradição. As folias de reis da cidade são já patrimônio imaterial de Uberaba”. 

A historiadora Maria Aparecida Manzan ressalta que no próximo ano o evento será nacional. “A festa será linda. A decoração foi confeccionada por nós, tudo artesanalmente. Todos se envolveram para realizar o evento. No próximo ano, será nacional para comemorar os 200 anos de Uberaba. Vamos fazer uma festa maior do que essa”.

O encontro, além de manter a tradição, vale ponto no Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), inclusive trazendo recursos para a cultura uberabense. Está confirmada a participação de 35 folias. Os foliões também podem fazer a inscrição no local a partir da 7h.

Jorn. Izabel Durynek

Assessoria de Comunicação – FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar