WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

22/08/2019 - Culinária e construção da mineiridade integra programação da 7ª Jornada de Patrimônio Cultural

A 7ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais em Uberaba promove seminário e roda de conversa sobre Culinária e Patrimônio na noite desta quinta-feira (22), às 19h, no Anfiteatro Turmalina, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). O tema é ‘Receitas de mineiridade: A cozinha e a construção da imagem do mineiro’, ministrado pela Dra. Mônica Chaves Abdala, que possui experiência em Sociologia da Alimentação e Sociologia da Cultura. O evento é aberto ao público.

O intuito é discutir a cultura gastronômica como objeto de transformação de um povo, com foco no aspecto cultural e sociológico da gastronomia mineira. Após o seminário, a roda de conversa ‘Patrimônio Cultural: Culinária, Razão, Tradição e Fundamentos’ trará representantes de tradicionais cozinhas existentes na cidade. Entre eles, estão representantes da comida típica do Candomblé, da comida popular oferecidas nas Festas de Folias de Reis e dos doces da Associação Mulheres Rurais de Uberaba, a Amur. Quem fica responsável pela moderação da conversa é o professor e historiador Gustavo Vaz Silva.

A historiadora da Seção do Patrimônio Histórico e Cultural de Uberaba, Maria Aparecida ‘Cida’ Manzan, integrará a roda de conversa. Segundo Cida, a Jornada do Patrimônio Cultural tem sido uma oportunidade de ressignificar o valor que a comunidade dá ao patrimônio gastronômico da região. “Queremos mostrar que a alimentação transforma os saberes e a mentalidade de uma população”, pontua.

A Jornada do Patrimônio Cultural é promovida pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG) desde 2009. Em Uberaba, a realização é da Fundação Cultural de Uberaba. O Anfiteatro Turmalina, da UFTM, está localizado na rua Frei Paulino, 30, no bairro Nossa Senhora da Abadia.

Estagiária em Jorn. Diandra Tomaz – FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar