WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

14/08/2019 - ‘Talentos Cidadania’ trabalha para combater o consumo de drogas

O projeto Talentos Cidadania levará sua roda de atividades culturais ao bairro Tutunas neste sábado (17), na Praça Evandro Pereira, a partir das 16 horas. A edição terá palestra sobre combate às drogas e à violência, além de apresentações musicais, dança e graffiti. Toda a comunidade pode participar.


Quem trabalhará a temática com os jovens é o palestrante Clayton Bernardes de Souza, terapeuta em dependência química formado pela Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas, a Febract. A palestra abordará a prevenção primária, os tipos de drogas lícitas e ilícitas, os danos e os processos de tratamento disponibilizados tanto pela rede pública quanto pela privada.


O especialista enxerga no Talentos Cidadania um instrumento de transformação que engaja a juventude em atividades culturais, longe das ruas. “O projeto ajuda a impedir os meninos de fazer algo que poderia ser prejudicial e os insere em um universo lúdico para entenderem que há possibilidade de diversão e felicidade longe das drogas”, afirma. 


Para Clayton Bernardes, levar a informação sobre substâncias abusivas é um método importante de prevenção e instrução. O terapeuta esclarece que o conhecimento empodera, já que viabiliza que as pessoas sejam capazes de tomar decisões conscientes. “Um mergulho informativo dentro desse universo serve para ensinar jovens a dizer não às drogas quando, porventura, vierem a oferecê-las”, avalia.


De acordo com o coordenador do projeto, Caio Damasceno (Toi), manter jovens distantes das drogas e da violência é um processo constante. “Eles começam nas oficinas do Circo do Povo durante a semana e, aos sábados, continuam trabalhando isso no Talentos Cidadania”. Ele completa, pontuando que “esse projeto serve como incentivo para que crianças e adolescentes não fiquem sem atividade recreativa e cultural no final de semana”.


O projeto Talentos Cidadania é uma parceria entre o Shopping Uberaba, Unimed, Instituto Agronelli e Fundação Cultural de Uberaba.


Estagiária em Jorn. Diandra Tomaz – FCU

 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar