WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

01/08/2019 - Fundação Cultural realiza 61º Encontro de Folias de Reis

A Fundação Cultural de Uberaba realiza o 61º Encontro de Folias de Reis de Uberaba. Este ano, o evento levará o nome do professor Antônio Carlos Marques, uma forma de homenagear o ex-presidente, grande incentivador da cultura folclórica de Uberaba e região. O Encontro acontecerá no dia 25 de agosto a partir das 7 horas no salão de festas da Igreja Nossa Senhora da Abadia. A Fundação também está convocando os foliões para efetuarem as inscrições com antecedência.


De acordo com a chefe do Departamento de Fomento à Cultura e Patrimônio Histórico da FCU, Maria Thereza Oliveira Santos, o Encontro de Folia de Reis é um evento cultural de suma importância para manter a tradição cultural que é também de responsabilidade do Município. “Estamos trabalhando para o cumprimento da Lei Municipal 10.717/2008 que visa à preservação da cultura. As Folias de Reis de Uberaba são registradas como patrimônio imaterial. É uma referência cultural da cidade e do Estado”.


Para o Capitão da Folia de Reis Estrela do Oriente Marco Antônio da Silva, será uma oportunidade de apresentar a cultura aos jovens.  “Esse evento vai manter uma tradição que é grande demais. É muito importante para mostrar para jovens e para as pessoas que não conhecem o que é a Folia de Reis”.


O Encontro de Folia de Reis também é mais uma forma de cuidar desse patrimônio imaterial. Quem explica sobre o assunto é a historiadora Maria Aparecida ‘Cida’ Manzan: “É um projeto de salvaguarda das companhias de reis de Uberaba. O encontro além de manter a tradição também vale ponto no Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), inclusive trazendo recursos para a cultura uberabense. Hoje, Uberaba conta com 130 Folias de Reis registradas na Fundação Cultural”.


Gilberto Rezende é incentivador e folclorista. Conhecedor da história dos grupos folclóricos relembra o primeiro encontro de Uberaba. “Os encontros de Folias de Reis iniciaram por causa da observação de Toninho, da dupla Toninho e Marieta. Em 1958, existia um número considerável de foliões devotados e gente que estava transmitindo cultura. Uma manifestação cultural que vinha de pais e avós desde que os portugueses chegaram no Brasil. Antigamente era festival. Existia inclusive uma disputa. Isso provocou um recuo dos participantes. Por isso transformamos em encontro”, conta.


Jorn. Izabel Durynek

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar