WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

26/07/2019 - Contrato para revitalização do Memorial Chico Xavier começa a ser cumprido

O Memorial Chico Xavier será revitalizado. A obra faz parte do projeto ‘Rumo aos 200 anos’, em comemoração ao bicentenário da cidade. A empresa Expomus, vencedora da licitação realizada em 2018 cumpriu a primeira etapa do contrato. A prestação de serviço inclui cinco etapas. A contratada é especializada em projetos de museus e exposições.


A primeira etapa consistiu na consultoria para elaboração de Plano Museológico e verificação de viabilidade para inscrição de proposta e captação de recursos por meio dos dispositivos da Lei de Incentivo Federal. Ainda nesse primeiro momento a empresa orientou a equipe da Fundação Cultural sobre acompanhamento e definições de estratégias para adequada execução do contrato. A integração com o Parque Municipal Mata do Carrinho também está inclusa no processo.


À frente do projeto está a Doutora em Museologia e diretora da Expomus, Maria Ignez Mantovani Franco que reiterou a potencialidade do Memorial.  “No cenário das celebrações dos 200 anos de Uberaba, que se avizinha em 2020, o Memorial surgirá como uma entidade de elevado interesse cultural, turístico e econômico para a cidade, irradiando a força dos valores universais e os ensinamentos de Chico Xavier. Para além do cenário de Uberaba, a partir do Memorial Chico Xavier, poderá se estender um percurso de ressignificação inédito, em torno das memórias e vivências do personagem inspirador, envolvendo distintas cidades mineiras”.


O museólogo e coordenador dos museus de Uberaba Carlos Vitor está com boas expectativas sobre a revitalização e captação de recursos. “Vislumbram-se enormes potencialidades, inclusive o fato de Uberaba, por meio do Memorial, ser um portal, uma rota dos seguidores de Chico Xavier e da doutrina espírita de forma geral no estado de Minas Gerais”.


A transformação do Memorial em museu também abrange o projeto GeoPark Uberaba. De acordo a diretora de Turismo, Feiras e Eventos Erika Cristina da Cunha, o Memorial tem grande relevância no turismo religioso. O contrato ainda prevê a revitalização do espaço, com exposições de tecnologia e interatividade, climatização dos espaços de uso, estruturação de reserva técnica e setor educativo.


Jorn. Izabel Durynek

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar