WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

24/07/2019 - Fundação Cultural realiza ‘salvaguarda’ das Folias de Reis

Patrimônio Histórico convoca grupos de Folias de Uberaba e Região para serem inventariados

A Fundação Cultural de Uberaba realiza anualmente a ‘salvaguarda’ das Folias de Reis da cidade e região. Esse relatório atende à Lei Municipal 10.717/2008, do Patrimônio Cultural e à deliberação 20/2018 do Conselho Estadual do Patrimônio Cultural - Conep. O objetivo é promover e proteger as Folias, consideradas patrimônio imaterial.


Para desenvolver esse trabalho, uma das ações do Patrimônio Histórico e Cultural de Uberaba, é a realização de entrevistas com integrantes de Folias de Reis. Para que os grupos sejam cadastrados é necessário o comparecimento de representante na Fundação Cultural. De acordo com a historiadora da Seção do Patrimônio Histórico e Cultural de Uberaba, Maria Aparecida Manzan, o processo requer cuidado especial. “Nós perguntamos a eles sobre a origem da folia, como são feitas as festas e várias outras informações que vão constar na ficha de inventário”.


A meta é inventariar no mínimo 50 grupos. O Inventário de Patrimônio Artístico e Cultural - Ipac - de cada Folia é encaminhado ao Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas- Iepha/MG. “O inventário é uma forma de não deixar morrer a tradição da folia.”, complementou Aparecida.


A Folia de Reis da Lapa foi uma das primeiras a passar pelo processo. O capitão de folia Hélio Carlos Trindade Medeiros avalia como válido o processo para a reunião dos foliões. “Eles perguntaram sobre tudo. Sobre o dia da nossa festa, como realizamos. Acho importante esse contato porque não podemos perder essa tradição”.


Jorn. Izabel Durynek

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar