WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

02/07/2019 - Projeto “Negro, Afirmação e Consciência” combate racismo nas instituições de ensino

O projeto “Negro, Afirmação e Consciência” tem como principal objetivo, o combate ao racismo através de educação, usando como ferramentas, a exibição de filmes e promoção de debates para o enfrentamento sobre o preconceito. A intenção é despertar a atenção dos alunos, jovens e adolescentes, sobre a temática. Os “Cine-debate”, uma vertente do projeto usa roteiro pré-elaborado para cada perfil de público.


A realização desse projeto se deu a partir da necessidade da implementação das Lei 10.639/2003 e Lei 11.645 que estabelece a obrigatoriedade do ensino da História e da Cultura africana e afro-brasileira no ensino fundamental, incluindo no calendário escolar o dia 20 de novembro como “Dia Nacional da Consciência Negra”.


Somente a partir desse semestre, já foram atendidas quatro instituições de ensino. Segundo a Coordenadora de Políticas Raciais, jornalista Carmem Amâncio, “o propósito é alcançar a comunidade, melhorando as relações étnico-raciais no Município, principalmente no contexto escolar”.
A equipe é composta por professores, parceiros e alunos da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). O projeto teve início no mês de junho e já atendeu quatro instituições de ensino.


Nesta semana, receberão as equipes do projeto:
Escola Estadual Castelo Branco – 3º Ensino Médio - no dia 02.
Colégio Machado de Assis –  2º Ensino Fundamental – dia 03.
Cemei Diego – Residencial 2000 – Infantil de 5 anos –  dia 04.

Jorn. Izabel Durynek
Assessoria de Comunicação – FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar