WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

16/05/2019 - Curso de aperfeiçoamento em Educação para Relações Étnico-Raciais abordará o tema ‘Congada’

A Fundação Cultural de Uberaba através da Coordenadoria de Políticas de Igualdade Racial em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Casa do Educador, e das Universidades Federais do Triângulo Mineiro (UFTM) e de Uberlândia (UFU)  realizam nesta quinta-feira às 8h, mais um curso/aperfeiçoamento em ‘Educação para as Relações Étnico-Raciais’.  Dessa vez, o tema será ‘Congada’, proferido pela professora Romilda Maria de Jesus.

O ciclo de palestras tem como objetivo promover a formação continuada dos professores da educação básica da rede pública de ensino do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, cumprindo também os critérios da Lei Federal nº 10.639/2003 que institui a obrigatoriedade do ensino da história africana, afro-brasileira e indígena nos currículos das instituições de ensino.

Beatriz Alves Ferreira, conhecida como Ya Bia ty osumare, é mãe santo. Sendo atuante na defesa da cultura afrodescendente, afirma que o curso acrescentou não só no seu conhecimento, mas também proporciona a disseminação da cultura negra no Brasil. “Eu faço um trabalho de empoderamento da mulher negra, crianças e adolescentes. Também tenho uma casa de candomblé. O meu interesse é conhecer e repassar, pois a cultura negra não pode morrer. O curso é maravilhoso”. A líder comunitária também falou sobre a diversidade dos temas e elogiou os palestrantes.

Durante o curso, que acontece até dezembro de 2019, profissionais da Fundação Cultural de Uberaba estarão ministrando oficinas relativas ao tema. Ainda, de 15 a 22 de julho, os alunos participarão de uma vivência em uma comunidade quilombola, em Paracatu (MG). Haverá também seminários temáticos, estudos orientados e divulgação científica. O Curso teve início em março e será encerrado em dezembro.

Essa etapa do curso será realizada na Facthus – Faculdade de Talentos Humanos que fica na Rua Manoel Gonçalves de Rezende, 230.

Jornalista Izabel Durynek – Assessora de Imprensa

Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar