Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Fundação Cultural

14/05/2019 - Ações do 13 de Maio são fundamentais para o movimento negro

As manifestações são uma forma de fomentar a cultura e as tradições, além de mostrarem a resistência da comunidade negra


Hoje é comemorada data que marca a Abolição da Escravatura. O dia contou com ações de preservação à cultura e para dar início a celebração houve o desfile dos Ternos Congados, Moçambique, Afoxés e Vilões, com cerca de 20 ternos participantes. Além dos ternos e da população em geral estavam presentes representantes do movimento negro.


A saída do fitão dos ternos foi por volta das 11h na rua Tapajós. Os participantes seguiram em cortejo pelas principais ruas da cidade até a Praça Santa Terezinha. Logo depois, às 12h foi realizada a Missa em Intenção à Alma dos Cativos com participação do Coral Afro de Uberaba. Às 13h, os Ternos de Congados, Moçambique, Afoxés e Vilões se apresentaram.


O presidente adjunto da Fundação Cultural de Uberaba, Ernani Neri fala sobre a importância de promover a data. “Esse ano completa 131 anos da abolição da escravatura, em meio a diversas dúvidas de como foi feita essa abolição, se foi feito da maneira correta ou não. São manifestações importantes para poder fomentar a cultura e nossas tradições e mostrar a resistência do povo negro, nosso povo. A população negra ainda não é enxergada da maneira como deveria ser, e estas manifestações também são um momento de reflexão para todos”, pontua Neri.


O doutor Odo Adão reforça a necessidade de zelar pelas manifestações e usá-las como forma de ligamento entre a população. “A importância é preservar a data, e que nós da comunidade negra devemos nos unir mais. Nós normalmente lutamos contra outro negro, então não nos unimos para crescer.”


Doutor Odo esclarece que a comunidade negra precisa de três coisas importantes: crescer culturalmente, crescer financeiramente e crescer politicamente. Para o médico cirurgião plástico é importante que os negros se unam e escolham seus representantes para que assim possam se desenvolver nesses três aspectos.


Ainda no dia 13 de Maio, às 22h, há o tradicional Baile de Gala no salão da Unidade de Atendimento ao Idoso (UAI), na Leopoldino de Oliveira - 1254, com a coroação dos Festeiros de 2020.


No sábado (18), às 14h com encontro dos Ternos de Congados, Moçambique, Afoxés e Vilões na Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Às 17h será a confraternização, no Centro Étnico Sebastião Mapuaba, na rua Nílton Rosa Nunes, 11, bairro Elza Amui I.  O encerramento será no domingo (19), das 13h às 18h no Parque das Barrigudas com apresentações diversas.


A realização é da Prefeitura Municipal de Uberaba por meio da Fundação Cultural de Uberaba e da Associação de Congadas e Moçambiques Afoxés e Vilões de Uberaba (Acomavu). O evento conta com apoio do Conselho de Participação e Integração da Comunidade Afro Brasileira e do Centro de Turismo Étnico Sebastião Mapuaba.


Raiane Duarte – estagiária de Jornalismo

 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub