Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Fundação Cultural

09/05/2019 - Celebração do 13 de Maio conta com desfile e promoção da cultura popular

Abolição da Escravatura e tradição dos Ternos de Congados, Moçambique, Afoxés e Vilões marcam data

Na próxima segunda-feira será comemorado o dia 13 de Maio data que marca a Abolição da Escravatura. Os festejos terão início no dia 13 e serão encerrados no dia 19 de maio. A concentração dos Ternos Congados, Moçambique, Afoxés e Vilões, será às 8h, na Rua Tapajós, nº 59, no bairro Mercês. 


A saída do fitão está marcada para as 10h onde os participantes seguirão em cortejo pelas principais ruas da cidade até a Praça Santa Terezinha. Logo depois, às 12h será realizada a Missa em Intenção à Alma dos Cativos com participação do Coral Afro de Uberaba. Às 13h é a apresentação dos Ternos de Congados, Moçambique, Afoxés e Vilões.


Ainda no dia 13 de maio, às 22h, haverá o tradicional Baile de Gala no salão da Unidade de Atendimento ao Idoso (UAI), na Leopoldino de Oliveira - 1254, com a coroação dos Festeiros de 2020. 


A Diretora de Departamento de Ações Culturais e Assuntos Afro, Elisabete Cardoso Nascimento, explica que culturalmente o Treze de Maio representa a identidade de um povo e a universalização dos seus saberes e herança. “Em termos sociais, enquanto festejo de arte e religiosidade desencadeia grandes significados para afirmação da cidadania negra no Brasil, atraindo curiosos e pesquisadores.” Elisabete ainda pontua que as manifestações do13 de Maio são realizadas há cerca de 130 anos no município de Uberaba e sintetiza em ação o perfil e interesse da cidade e região pelas manifestações folclóricas e culturais.


No sábado (18), às 14h com encontro dos Ternos de Congados, Moçambique, Afoxés e Vilões na Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Às 17h será a confraternização, no Centro Étnico Sebastião Mapuaba, na rua Nílton Rosa Nunes, 11, bairro Elza Amui I.  O encerramento será no domingo (19), das 13h às 18h no Parque das Barrigudas com apresentações diversas como; Maculele, batucada, danças afros, congadas, Moçambique e para fechar o artista Sergio Pererê cantor, compositor, percussionista, poeta e ator.


A realização é da Prefeitura Municipal de Uberaba por meio da Fundação Cultural de Uberaba e da Associação de Congadas e Moçambiques Afoxés e Vilões de Uberaba (Acomavu). O evento conta com apoio do Conselho de Participação e Integração da Comunidade Afro Brasileira e do Centro de Turismo Étnico Sebastião Mapuaba.

Raiane Duarte – estagiária de Jornalismo

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub