WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

05/04/2019 - Evento comemora legado e aniversário de Chico Xavier

Uberaba celebrou na noite desta quarta-feira (3) o aniversário do médium Francisco Chico Xavier. A solenidade aconteceu no Memorial Chico Xavier com o intuito de reviver o legado de Chico. O evento foi executado pela Prefeitura por meio da Fundação Cultural de Uberaba (FCU) em parceria com o Shopping Uberaba e prestigiado por autoridades, comunidade espírita e sociedade em geral. 


Chico completaria 109 anos na terça-feira (2), dos quais 60 anos foram em Uberaba. A noite contou com coquetel de abertura, em seguida Toi Rap e DJ Nenê se apresentaram acompanhados pelos alunos da oficina de rima do Circo do Povo. A solenidade também ofereceu concerto da Orquestra Municipal de Uberaba, sob a regência do maestro Eliézer Thiago.


Em homenagem a Chico Xavier, o Shopping Uberaba doou e executou o completo sistema de prevenção e combate a incêndio do Memorial a fim de preservar com segurança, os objetos da doutrina espírita e o acervo literário do médium.


O Presidente da FCU, Antônio Carlos Marques, reafirma a importância do médium e a necessidade de preservar a história dele. “Uberaba tem a responsabilidade de manter essa memória viva, pois Chico Xavier saiu de Pedro Leopoldo, sua cidade natal, e veio para cá. Poderia ter escolhido qualquer lugar e escolheu Uberaba. E, foi um dos grandes responsáveis por  projetar a cidade em nível internacional”. E continua: “Chico Xavier pensava sempre no coletivo e temos a obrigação de perpetuar esse legado, ensinando toda a compaixão dele para as novas gerações”.  


Além da solenidade, a semana contou com a abertura da exposição “Memórias Vivas – Uberaba, 60 anos de Chico Xavier”. A mostra está no corredor do Shopping Uberaba e é um projeto extramuros do Memorial Chico Xavier que pode ser visitado no local até o dia 15 de abril. O público pode visitar o compilado de documentos que retratam o contexto do espiritismo na cidade e região, de segunda a sábado, das 10 às 22 horas e aos domingos das 14 às 20 horas.


Presenças. Estiveram presentes  o vice-prefeito de Uberaba; João Gilberto Ripposati (representando o prefeito Paulo Piau que estava em viagem oficial a Brasília); o presidente da Câmara Municipal, Ismar Marão; o presidente da Fundação Cultural, Antônio Carlos Marques; o  superintendente do Shopping Uberaba, Guilherme vilela; comandante da 3ª companhia de prevenção e vistoria, Capitão Capolli, representando o comandante ten. Cel. Anderson Passos de Souza, do 8º Batalhão de Bombeiros Militar; filho do médium Chico Xavier, Eurípedes Humberto Higino; museólogo, diretor do Memorial Chico Xavier, Carlos Vitor Silveira; presidente da Aliança Espírita de Uberaba, Sônia Barsanti;  presidente da Comunhão Espírita Cristã, Nereu de Sousa e entre outros.

Raiane Duarte – estagiária de Jornalismo

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar