WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

03/04/2019 - Exposição pelos 109 anos de Chico Xavier foi inaugurada na manhã desta terça-feira

Em 2019 Chico Xavier completaria 109 anos de idade e 60 anos da sua mudança para Uberaba

Na manhã desta terça-feira (2) tiveram início as comemorações do aniversário do médium Francisco Cândido Xavier, realizadas em parceria da Fundação Cultural e Shopping Uberaba com a inauguração da exposição inédita “Memórias Vivas – Uberaba, 60 anos de Chico Xavier”, um projeto extramuros do Memorial Chico Xavier. A exposição permanecerá no Shopping Uberaba até o dia 15 de abril e seguirá para o Memorial Chico Xavier. 
Os documentos expostos retratam o contexto do espiritismo na cidade e região e farão parte de um setor específico que será construído a partir da revitalização do Memorial Chico Xavier: o "Centro de Pesquisa e Documentação Cultural do Espiritismo".


O superintendente do Shopping, Guilherme Vilela, abriu a solenidade falando sobre a satisfação em integrar projetos de tamanha grandeza como os que os que a Fundação Cultural contempla. “A Fundação Cultural está tão bem qualificada quanto ao staff em todos os setores, e quantos projetos muito positivos para a cultura de Uberaba estão à disposição do empresariado uberabense. Sabemos que os recursos públicos são finitos, enquanto as ideias e os projetos são variados e o Uberaba Shopping se permitiu apoiar uma dessas ações”, declarou Guilherme sobre as doações ao acervo de material relativo ao Chico Xavier. 


Guilherme pontuou, também, a importância de se fomentar a cultura em Uberaba. “Temos visto que a Cultura anda junto ao Turismo e ambos fomentam a economia da cidade. Uberaba é dotada de vários assuntos turísticos e cabe ao empresariado realçar essa riqueza para atrair os turistas”, finalizou o superintendente do shopping.


O Museólogo Carlos Vitor destacou a satisfação com a exposição, fruto da parceria entre o Shopping Uberaba e a Fundação Cultural por meio do Memorial Chico Xavier e Comunhão Espírita Cristã fundada faz 60 anos por Chico Xavier, em 1959. “Esses documentos foram descobertos, em 2016, na sede da Comunhão e foram direcionados ao Memorial para higienização. Os documentos foram encontrados depois de cinquenta anos de armazenamento e precisa retira de sujidades e tudo o que é adquirido depois de tanto tempo guardado.


“Essa parte técnica é realizada pelos estagiários do Memorial Chico Xavier, aliás, gostaria muito de agradecer toda a equipe de colaboradores tanto servidores quanto os estagiários, porque é através do trabalho deles que o Memorial está aberto à comunidade, não só aos uberabenses”, disse Carlos.


O Presidente da Fundação Cultural de Uberaba, Professor Antônio Carlos Marques ressaltou sobre a grandeza do médium “É uma emoção muito grande, porque quando eu assumi o Memorial, fiquei muito preocupado em como faríamos para ocupar um espaço físico tão grande. Mas o Chico é tão generoso e grande que foram surgindo as oportunidades como e parcerias como essa entre o Shopping Uberaba e a FCU com o Memorial Chico Xavier e nós estamos ocupando todas as salas aos pouquinhos. Hoje nós temos a agradecer, só agradecer!", declarou Antônio Carlos.


Estiveram presentes e participaram da solenidade o presidente da Comunhão Espírita Cristã, Nereu de Sousa; a presidente da Aliança Municipal Espírita de Uberaba, Sonia Barsante; o vice-prefeito João Gilberto Ripposatti, representando a Prefeitura, o vereador Alan Carlos da Silva, representando a Câmara Municipal; o  presidente da Fundação Cultural de Uberaba, professor Antônio Carlos Marques; o superintendente do Shopping Uberaba, Guilherme Vilela, e o museólogo e coordenador do Memorial Chico Xavier Carlos Vitor de Souza.

Estagiária Jorn. Ana Rizieri

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar