WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

29/03/2019 - Memorial e Shopping promovem aniversário de Chico Xavier

60 anos de Chico Xavier em Uberaba conta com exposição e solenidade

Nessa terça-feira (2) comemora-se o aniversário de nascimento do médium Francisco Cândido Xavier. Em 2019 ele completaria 109 anos, dos quais 60 anos foram em Uberaba. O Shopping Uberaba e o Memorial Chico Xavier, por meio da Fundação Cultural promovem ações na terça (2) e quarta-feira (3).


A agenda será aberta na terça-feira às 10 horas. O Shopping Uberaba presta homenageia Chico com o lançamento da exposição inédita “Memórias Vivas Uberaba – 60 anos de Chico Xavier”. A exposição, um projeto extramuros do Memorial   permanece no local até 15 de abril. Encerrada a mostra, o Shopping doará o mobiliário (vitrines) para o Memorial. 


Já na quarta-feira, às 19 horas, no Memorial Chico Xavier, ocorre a solenidade de entrega do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). O Shopping doou e executou o sistema completo de prevenção e combate a incêndio do local. Além da entrega do certificado a noite contará com apresentação cultural da Orquestra Municipal de Uberaba (OMU). O Memorial fica na  Avenida  João XXVIII, 2011 – Parque das Américas.  


Importância dos documentos de Chico - De acordo com o museólogo e coordenador do Memorial Chico Xavier, Carlos Vitor de Souza, há a necessidade de se “preservar marcos da trajetória de amor, esperança, generosidade, altruísmo e empatia de Chico Xavier”. Entre os espaços que rememoram esse importante cidadão uberabense, o Memorial Chico Xavier tem a pretensão de apresentar a trajetória do médium a partir de uma dimensão histórica e cultural. Os documentos que serão exibidos fazem parte de acervo encontrado na sede da Comunhão Espírita Cristã, o primeiro Centro Espírita fundado pelo médium em 1959, quando se mudou para Uberaba há exatos 60 anos. 


O material aborda extenso registro histórico do Espiritismo e um acervo raro com vários jornais, revistas, livros, manuscritos e projetos sobre a Doutrina Espírita, encontrados em 2017. Um dos achados mais importantes foi a planta de um museu, atribuída ao arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer. A surpresa foi a descoberta de que Chico Xavier e outros adeptos da doutrina, já na década de 1960, pensavam em construir algo bem parecido com atual Memorial, idealizado apenas após a morte do médium em 2002. 

Raiane Duarte – estagiária de Jornalismo

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar