WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

17/03/2019 - Semana do Artesão conta com credenciamento e exposição

Na terça-feira (19), comemora-se o Dia do Artesão e para celebrar a data Uberaba promove uma semana de atividades especiais. No dia 19 será aberta a Exposição do Artesão e na quinta-feira (21), o mutirão de cadastramento no II Fórum Regional do Artesanato Mineiro em Uberaba.


Exposição Dia do Artesão. A Fundação Cultural de Uberaba (FCU), abre a Exposição do Artesão, no dia 19 às 14 horas, para o público em geral. A exposição destaca a artesã Conceição Dalbério, que vai expor doces típicos, licores e objetos decorativos. Além da mostra haverá momento de arte-terapia com alongamento e maquiagem.


Mutirão de Cadastramento. Durante o II Fórum Regional do Artesanato Mineiro, realizado pela Federação do Artesanato Mineiro (FAM), serão passadas informações sobre o credenciamento de artesãos. O evento será realizado, das 10h40 às 17 horas, no Memorial Chico Xavier, na Avenida João XXIII, 2011 - Parque das Américas. A obtenção da carteira do artesão é forma de cadastro e controle que possibilita a fomentação de ações voltadas aos artesãos e à participação deles em algumas feiras.


Portaria. Os artesãos interessados precisam ser maiores de 16 anos e devem apresentar original e cópia do RG, CPF e comprovante de endereço em seu nome; uma foto 3x4; peças prontas e as peças idênticas semiprontas ou inacabadas para demonstração de habilidade técnica.  O agendamento não confere necessariamente a obtenção da carteira.


Poderão ser agendados 40 artesãos. Serão cadastrados no mínimo uma e no máximo três técnicas para cada artesão. Técnicas como produção de adesivos de unhas, bijuterias montadas, produção de velas, de sabonetes, cosméticos, bordado de aplicação em chinelo, produtos em EVA, alimentícias e outros não serão cadastrados.


Serão inseridas somente técnicas previstas na Portaria 1.007/2018 do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços/Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa (MDIC), que institui o Programa do Artesanato Brasileiro, cria a Comissão Nacional do Artesanato e dispõe sobre a base conceitual do artesanato brasileiro.


Raiane Duarte – estagiária de Jornalismo

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar