WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

05/03/2019 - AMAI promove caminhada no dia 8 e ações de prevenção e combate às violências contra a mulher

Na sexta-feira (08), no Dia Internacional da Mulher, começam as ações da campanha “Somos sementes, somos muitas”. O movimento busca promover, durante todo o mês de março, vários eventos voltados para a conscientização, promoção do respeito e pela luta pela vida, integridade física e psicológica da mulher. Todas as atividades do movimento são abertas ao público e gratuitas.


A campanha é organizada pelo grupo Apoio entre Mulheres Abusadas Intimamente (AMAI) e conta com o apoio do Centro Integrado da Mulher (CIM), Conselho da Comunidade de Execução Penal de Uberaba, Sindicato Nacional dos Aeroportuários, Fundação Cultural de Uberaba, Comissão Interna de Prevenção a Acidentes da Infraero/Aeroporto de Uberaba, Câmara Municipal de Uberaba, Comissão da mulher advogada/OAB Uberaba e Clínica SimplesMente Ser.


No dia 08, às 17h, o auditório do Aeroporto de Uberaba abre as portas para uma palestra sobre violência contra a mulher com a Terapeuta Holística, Eveline Nascimento. Em seguida, às 18h no hall do Aeroporto, começa a concentração para a passeata do Dia Internacional das Mulheres. O ato é uma homenagem para todas as vítimas de feminicídio deste ano de 2019 no país.


Uma das organizadoras, a jornalista Juliana Lanzarini esclarece que é uma passeata coletiva. “Vamos todos caminhar juntos, mulheres e homens, pessoas de todas as religiões, de todas as convicções políticas, pessoas do bem, pessoas preocupadas com os crescentes casos de violência contra a mulher. Precisamos do amor, do diálogo, da construção coletiva.Precisamos refletir juntas, apoiar umas às outras, lutar por um Brasil melhor para as mulheres.Queremos avançar em direitos e não retroceder, pois a causa é urgente e a vida não pode esperar.”


A passeata irá percorrer toda a avenida Nenê Sabino, fará uma parada na Praça Pôr do Sol e terminará no Cemitério São João Batista. Durante todo o percurso Dani Salci selecionará canções com letras que levem à reflexão sobre o lugar da mulher na sociedade. Na Praça Pôr do Sol, Heliana Sol, do grupo de SLAM AwaneneApoena, impulsionará a competição de poesias faladas. No cemitério, será celebrado um culto ecumênico organizado por Fabiana Cristina de Oliveira. O evento contará ainda com a participação especial da cantora Dri Ribeiro, c


A organização pede que todas as participantes vão de preto. “Estamos de luto por todas as vítimas, todas que não conseguiram ser devidamente protegidas contra o machismo. Levem rosas brancas, velas e cartazes com frases de efeito, homenagens, nomes e fotos de vítimas.” Durante o evento, as mulheres entregarão rosas brancas para os homens com mensagens de conscientização. 


Café com Diálogo - Nos sábados de março, sempre às 08h, haverá o Café com Diálogo, em pontos específicos e mais acessíveis da cidade. Voluntários estarão nos locais convidando as pessoas transeuntes para conversarem a respeito da condição da mulher na sociedade. As organizadoras convidam as mulheres uberabenses a fazer parte dessa equipe.


 No sábado (09), a conversa é no calçadão da Arthur Machado - Centro, sábado seguinte (16) na Rodoviária de Uberaba – São Benedito, no sábado (23) no Terminal Oeste – Mercês e em frente à Penitenciária Professor Aloísio Oliveira e no último sábado (30) no Terminal Leste – Manoel Mendes.


As ações de março serão finalizadas no domingo (31), às 17h, com o Sarau “Somos Sementes, Somos Muitas” no Laboratório 96, localizado na Praça Comendador Quintino, 144 - Estados Unidos. O Sarau será multimídia e multicultural com cinema, dança, música, poesia e debate. Será exibido o “Documentário Chega de FiuFiu”. Haverá apresentação das cantoras Jessica Carvalho, Jessica Valeriano, Karine Rodrigues, Lara Coelho, Letícia Rodrigues e Luciene Daniele, executando músicas de cunho feminista, de autoria própria e de artistas renomados como Francisco El Hombre e Elza Soares. Na dança terá a coreografia de dança urbana com a bailarina Luciene Oliveira e duo de ballet contemporâneo com os bailarinos Luciana Gabriella e Romário Eduardo. Interpretação de belos e tocantes poemas pela poetisa Heliana Sol. As estudantes de psicologia Isabela Borches, Carolina Canassa e Kellen, e a jornalista Juliana Maria Lanzarini, farão a divulgação do Projeto de oficinas com homens acusados de cometer violência contra mulheres. Logo após, Eliana Rosa e Juliana Maria Lanzarini apresentarão o Projeto de aplicativo para o atendimento de vítimas de violência. O bar do Laboratório96 também estará aberto com comidas e bebidas.
Apoio entre Mulheres Abusadas Intimamente


O Grupo busca estabelecer uma rede de apoio e difusão de informações objetivando prevenção e suporte a vítimas de abuso.
 
Raiane Duarte – estagiária de Jornalismo

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar