WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

02/03/2019 - Ecau completa um ano de atividades artísticas e sociais

No 199° aniversário de Uberaba, a Escola de Cultura e Arte de Uberaba (ECAU) celebra junto com a cidade. A inauguração da escola na nova sede completa um ano de atividades nesse sábado (02). A instituição é um equipamento da Fundação Cultural de Uberaba e oferece cursos gratuitos voltados para toda a comunidade, com ingresso a partir dos sete anos e sem idade máxima para matricula.

Nesse primeiro ano de ensino a escola expandiu e cresceu, acrescentando mais cursos na grade.Começou ofertando apenas instrumentos de orquestra e hoje já oferece diversas modalidades, entre elas Violino, Contrabaixo Acústico, Viola Caipira, Acordeom, Violoncelo, Viola de Arco, História da Arte, Artes Plásticas, Artes Cênicas, Dança, Violão e Teclado. Os cursos gratuitos são uma maneira de democratizar o acesso ao ensino e impulsionar a construção da cidadania.

A diretora da Ecau, Edna Marques explica que nas relações sociais, a arte é capaz de fazer com que o ser humano consiga dividir experiências e compartilhar sentimentos com todos aqueles que estiveram disponíveis, dispostos e sintonizados. “Dessa forma, a arte é livre e não pode ser imposta. É preciso estar aberto para sentir o seu significado, que também será pessoal e íntimo. A partir desse pensamento, a Ecau trabalha na construção dos significados, relacionando-se com a essência de cada um e, portanto, sendo exclusiva de cada individuo que faz e recebe. A arte está muito ligada à essência humana, à força criadora que move e conecta as pessoas. Se a sociedade é feita de pessoas, logo, ela é feita de arte.”

Uma incubadora de talentos, a Ecau proporciona uma base teórica e social para os alunos. Investir na educação artística de crianças e adolescentes é garantir a manutenção da artepara as próximas gerações da cidade, por meio da transmissão de conhecimento. Em Uberaba, existe a Orquestra Jovem, que é formada por alunos de instrumentos e, de acordo com o desempenho, eles podem migrar para a Orquestra Municipal de Uberaba (OMU), onde terão a chance de se profissionalizarem. A Ecau fica localizada na rua Martim Francisco, 99.

Raiane Duarte – estagiária de Jornalismo

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar