WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

16/02/2019 - Projeto Talentos Cidadania desta semana será no bairro Tutunas

O Projeto Talentos Cidadania deste sábado (16) será na Praça Evandro Pereira, no bairro Tutunas. A partir das 16h serão apresentações de grupos de dança ao som do MC Teco e do MC Wilker, além de discotecagem e Hip Hop. As atividades fazem parte do Projeto Talentos Cidadania, que é uma parceria entre o Shopping Uberaba, Unimed, Instituto Agronelli e Fundação Cultural de Uberaba.


Dentre os que se apresentarão na tarde deste sábado, dois grupos de passinho já existentes e outro que foi formado por participantes das oficinas oferecidas pelo Projeto Talentos, no Residencial Rio de Janeiro.


Cairo Damasceno, conhecido como Toi, explica que o Projeto tem sido uma extensão da Batalha do Calçadão, além de ser a oportunidade de ocupar outros espaços públicos de forma organizada, e trabalhar não só o Hip Hop, mas também agregar várias atividades culturais. "Me vejo como agente cultural, principalmente por estar como arte educador. Através do "Talentos Cidadania" eu deixei de ser o cara do Hip Hop e passei a ser o cara que leva Cultura para a periferia. A gente leva a disciplina e a cultura para as periferias, esse olhar para a comunidade, essa autonomia e importância de cidadania para todos", pontua Toi.


O oficineiro explica, também, que após as apresentações, o espaço será aberto para algum artista da comunidade que queira se apresentar com o intuito de revelar talentos da comunidade. "Nesta edição levaremos meninos que já participam da oficina como forma de mostrar para a comunidade que o Projeto tomou corpo e está produzindo resultado. Afinal, quando se propõe um projeto, nós temos de prestar contas e mostrar os resultados", declara.


A Praça Evandro Pereira tem como ponto de referência a Escola Estadual Gabriel Toti.


Talentos Cidadania - O Projeto surgiu, há dois anos, quando o Shopping Uberaba entrou em contato com Marcelo Augusto Teodoro de Andrade, diretor comercial da Codiub (na época presidente adjunto da Fundação Cultural) e um dos idealizadores do Projeto. A ideia era otimizar uma parceria que já existia entre o shopping e o Instituto Agronelli, que consistia em oferecer um dia inteiro de maratona de esportes numa unidade escolar do Município. Dadas as possibilidades, surgiu a atividade como a deste final de semana que é a integração do esporte incrementado com cultura hip hop, dança e grafite.


Marcelo explica que a incerteza da viabilidade do Projeto passou e a próxima etapa será a aplicação de pesquisas de satisfação junto aos alunos das oficinas, além de cadastro para que os organizadores do Projeto possam fazer acompanhamento das atividades realizadas e da forma como isso tem impactado a vida dos jovens. "É importante que saibamos como o Projeto tem influenciado a vida desses meninos e a linguagem mais democrática é o uso das redes sociais. A nossa intenção é saber se eles estão matriculados e frequentando a escola ou algum curso profissionalizante", declara Marcelo.


Estagiária Jorn. Ana Rizieri

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar