WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

13/02/2019 - Feira de Gastronomia traz show de grande violeiro paulista

Arnaldo Freitas é instrumentista de viola caipira e já integrou o Programa Viola, Minha Viola
 
A agenda cultural dessa semana conta com apresentação de Arnaldo Freitas, na sexta-feira (15), durante a Feira de Gastronomia, equipamento da Fundação Cultural de Uberaba. A apresentação musical é aberta ao público em geral. O show será a partir das 20h na Praça Dom Eduardo, em frente ao Colégio Marista Diocesano. 


Nascido em Echaporã, São Paulo, Arnaldo Freitas possui 15 anos de carreira e já dividiu os palcos com ídolos como Liu & Léu, Dominguinhos, Daniel, Jair Rodrigues e Emílio Santiago e lançou 2 CDs autorais. Freitas, com técnica e interpretação apurada é considerado um dos principais violeiros da nova safra da música instrumental brasileira. O instrumentista destaca-se pela habilidade com a viola caipira, influenciado, principalmente por Tião Carreiro e pelos diferentes universos das cordas de Paco de Lucia e Andrés Segovia. 


Integrou por uma década, o casting da TV Cultura, como violeiro-instrumentista do ‘‘Programa Viola, Minha Viola’’ – vitrine para todos os violeiros do país e para música popular brasileira – apresentado por Inezita Barroso. Arnaldo Freitas já foi premiado como melhor instrumentista de viola do Brasil pelo “Festival Voa Viola” realizado em 2010 pela Caixa Econômica Federal. Também já realizou a turnê na Europa e América Latina. 


Os concertos com viola caipira de Arnaldo Freitas contam com um repertório composto por clássicos de Tião Carreiro, Bambico, Angelino de Oliveira, Mário Zan, Ernesto Nazareth, Dilermando Reis, dentre outros. Usa sempre de arranjos ousados, marca registrada do violeiro, que executa também obras autorais, mostrando versatilidade e influências de outros ritmos e vertentes musicais, como o choro, o flamenco e a música de fronteira. 
 
Curso de Viola Caipira na Ecau - Durante a estadia em Uberaba, Arnaldo Freitas também ministra o Curso de Verão Viola – Caipira (Intermediário). O workshop é uma parceria com a Escola de Cultura e Arte de Uberaba (Ecau) e está sendo desenvolvido nos espaços da escola. As aulas são do dia 12 até 14 de fevereiro, das 19h às 22h. As inscrições já estão fechadas. O Curso de Viola Caipira é itinerante e já passou por Uberlândia (MG) e depois de Uberaba seguirá para Goiânia (GO) e Araguari (MG).


Vale ressaltar que a Ecau está aberta para parcerias artísticas e culturais. A escola fica localizada na rua Martim Francisco, 99 - Estados Unidos. 


Raiane Duarte – estagiária de Jornalismo

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar