WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

12/02/2019 - Memorial Chico Xavier passará por revitalização museológica

Processo licitatório foi concluído para contratação de empresa especializada em projetos museológicos e museográficos

A Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio da Fundação Cultural, homologou na última sexta-feira (08) o processo licitatório para revitalização do Memorial Chico Xavier. O objetivo é a adequação das instalações para dinamizar os trabalhos e melhorar o atendimento ao público. O projeto prevê a elaboração e montagem de exposições com recursos de tecnologia, multimídia, acessibilidade e interatividade. Propõe a adequação e modernização dos espaços destinados ao Centro de Pesquisa e Documentação, Setor Educativo, Biblioteca, Recepção, Auditório e Áreas Técnicas. Indica a climatização dos espaços de uso e a integração/musealização do Parque Municipal Mata do Carrinho.

A reformulação do Memorial irá projetar resultados na cidade em três níveis - econômicos, sociais e culturais. De acordo o presidente da Fundação Cultural de Uberaba, Antônio Carlos Marques, a relevância do projeto se dá “pois temos visitas a nível nacional e o Memorial estará nos moldes dos grandes museus contemporâneos, além de estarmos enaltecendo a figura do saudoso Chico Xavier e enriquecendo o aspecto do turismo em Uberaba”.

A empresa selecionada deverá elaborar, desenvolver e executar o projeto através dos dispositivos previstos pela Lei Rouanet e no Estatuto de Museus. Segundo o museólogo e coordenador do Memorial Chico Xavier, Carlos Vitor de Souza, o objetivo é que o Memorial tenha o nível de excelência dos grandes museus existentes hoje nas principais capitais.

“Estamos trabalhando para preservação e divulgação da memória de uma das maiores lideranças religiosas do país, que escolheu Uberaba para viver. A empresa selecionada deverá, em conjunto com a equipe técnica da PMU, elaborar o projeto que posteriormente será submetido para análise via Lei Rouanet, principal mecanismo de fomento à cultura no Brasil, onde passará por etapas, análises, pareceres, dentre outros itens exigidos pela lei. Caso haja a aprovação, o que esperamos que aconteça, pelo nível de planejamento e exigências do edital para contratação, faremos então a captação do patrocínio para execução”, relata Carlos.

A empresa - A vencedora do certame foi a Expomus Exposições Museus e Projetos Culturais LTDA, que apresentou toda documentação exigida. Localizada na cidade de São Paulo, é reconhecida nacionalmente como uma das maiores empresas do setor, sendo referência na área, atuando no mercado cultural desde 1981. Com mais de 250 trabalhos no setor a empresa aprovada se destaca pelo nível das propostas que já executou.

A Expomus já trabalhou nos projetos do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (2014), Museu da Imigração do Estado de São Paulo (2015), Museu de Arte Sacra de Paraty (2015). A empresa também colabora na construção de exposições, trazendo peças de grandes artistas nacionais e internacionais, como Jamaica Jamaica! de artistas Jamaicanos (Sesc São Paulo – 2018); Ensaio Sobre a Cor de Lasar Segall (Museu Lasar Segall - 2018); Equilíbrio Instável de Paul Klee (CCBB - 2019), Instrumentos de Ismail Bahri (Espaço Cultural Porto Seguro - 2018); A Modernidade Espanhola de Picasso (CCBB - 2015); Impressionismo - Paris e a Modernidade de Monet, Degas, Renoir, Van Gogh (CCBB - 2013).

Geopark Uberaba - O Memorial foi aberto ao público em 2016 e atualmente faz parte do sítio histórico-cultural do Geopark Uberaba – Terra de Gigantes, macroprojeto lançado em 2017. O Geopark é impulsionado pela Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, com parceria de entidades como a UFTM, ABCZ, Sebrae, Fiemg, Comtur, Uniube e outras instituições. O projeto visa a potencializar e estruturar a vocação turística de Uberaba como a capital mundial do gado Zebu, terra dos dinossauros e de Chico Xavier. A UNESCO é a criadora da rede mundial de Geoparques, que são espaços delimitados e reconhecidos pela importância científica e cultural e que devem servir de apoio ao desenvolvimento socioeconômico local.

A secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Anne Nóbrega, explica que a reformulação do Memorial é um marco. “Demonstra interesse do governo municipal em investir no turismo, no Chico Xavier e neste Memorial que merece toda atenção por valorizar o patrimônio histórico e cultural da cidade. É mais um passo para construção do macroprojeto Geopark Uberaba, no qual o Memorial representa um sítio turístico da segmentação do turismo religioso, que é muito forte na cidade e na região. Com esse projeto teremos mais visitação, onde crianças e adultos poderão, além de lembrar do Chico, descobrir a importância de todas as manifestações religiosas típicas da cidade e sempre valorizadas pelo médium”, ressalta Anne.

A revitalização – O projeto de revitalização do Memorial Chico Xavier será dividido em cinco etapas consecutivas e interdependentes. As três primeiras etapas serão custeadas com recursos próprios da FCU, de acordo com o cronograma de desembolso e integralização do trabalho desenvolvido pela empresa contratada, orçado em R$85.000.

Na primeira etapa serão elaborados projetos, pareceres e estratégias básicas. A segunda e terceira etapas envolvem a inscrição do projeto elaborado junto a Lei Rouanet, bem como o acompanhamento na fase de tramitação. Segundo o plano de trabalho apresentado pela empresa, essas três etapas terão a duração prevista de 9 meses, sendo 6 para elaboração do projeto e 3 para tramitação na Lei Rouanet.

As duas etapas finais serão custeadas já com recursos provenientes da captação via Lei Rouanet. A quarta etapa será a de viabilização econômica e operacional para execução do projeto, captação dos recursos restantes, contratos, estratégias de captação e parcerias a serem definidas. Quinta e última etapa será a de execução e entrega do Projeto Cultural de acordo com o que foi planejado nas etapas anteriores.

Raiane Duarte – estagiária de Jornalismo

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar