WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

05/02/2019 - Museu de Arte Sacra oferece passeio pela história do sagrado

Igreja de Santa Rita é moldada com a exposição “Imagens de São Sebastião”

Uberaba é conhecida como a cidade das sete colinas e, no início da colina do bairro Estados Unidos, repousa a Igreja de Santa Rita, cartão postal do município. A Igreja, além de ser Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, abriga o Museu de Arte Sacra (MAS).O Museu é uma opção para a população e proporciona uma viagem pelo tempo através da arte do sagrado. A visitação pública é de terça a sexta, das 12h às 17h30, e aos sábados, das 8h às 11h30. 

Em fevereiro o Museu expõe a mostra “Imagens de São Sebastião”, soldado cristão do século três (d.C.), que foi perseguido e transformou-se em mártir da Fé Cristã. São Sebastião é tradicionalmente representado com flechas no corpo. A coleção de imagens de São Sebastião faz um paralelo entre peças antigas (a partir do século XIII) e contemporâneas. São esculturas de coleções particulares e do próprio acervo do museu, dez peças, das quais, oito são peças históricas com décadas de existência e sem artista identificado. Já as outras duas são recentes e das artistas mineiras Maria Auxiliadora Teixeira e Rosalina Cardoso.

Há esculturas de diversos materiais, tais como madeira, gesso, vidro (para os olhos das peças) e barro. O material também reflete a época que a imagem foi produzida, as primeiras peças eram feitas com madeira e com a evolução das técnicas, começaram a serem utilizados outros materiais. As estatuas constituem uma linha do tempo, por onde é possível enxergar o desenvolvimento da arte; onde os detalhes, como a anatomia do corpo humano, foram, com o tempo, aprimorados.

A Igreja está decorada com flores de papel artesanal feitas pela organização. O coordenador do MAS, Hélio Siqueira explica que o hábito de elaborar flores decorativas era um costume da década de 50 e é um conhecimento passado de geração para geração. “É uma forma de reconstituir o passado”, afirma.

Vale destacar que é proibido fotografar dentro do Museu de Arte Sacra. Hélio Siqueira esclarece que a visitação pode ser um momento de imersão na arte e que para ter uma experiência completo no Museu é preciso “parar de olhar através da lente e começar a olhar para a vida em volta”.

A exposição “Imagens de São Sebastião” vai até a quarta-feira de cinzas, no dia 06 de março. O MAS está localizado na Praça Manoel Terra, Bairro Estados Unidos, s/n°.

História MAS

O Museu de Arte Sacra funciona na Igreja de Santa Rita, construída em Uberaba, no ano de 1854, e tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1939.O acervo, rico em peças barrocas dos séculos XVIII e XIX, conta a história da Igreja Católica na região. Muitas peças são provenientes de doações da Cúria Metropolitana, sobressaindo-se as seções de vestes sacras, estandartes de procissões, paramentos, alfaias, imagens e mobiliário.

Raiane Duarte – estagiária de Jornalismo

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar