WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

08/01/2019 - Companhias de Folias de Reis devem obter alvarás de circulação na Fundação Cultural

As Companhias de Folias de Reis de Uberaba devem obter alvará para a circulação e festas em comemoração ao Dia de Santos Reis. Neste período do ano o movimento de folias aumenta, uma vez que o Dia de Santos Reis é 6 de janeiro. Para garantir a segurança dos foliões e outras questões, é preciso solicitar alvará na Fundação Cultural. A emissão do documento acontece no mesmo dia.

O historiador da FCU Gustavo Vaz explica que os representantes dos grupos devem procurar o Setor Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural (Sempac) e a emissão do documento é feita na hora. É preciso estar com o RG ou CPF do festeiro ou do capitão da Folia, preferencialmente, e informar o dia, horário, local e hora da Alvorada do grupo. "A partir do momento em que a Companhia tem esse documento, o Folião tem o direito de andar na rua e sair em peregrinação em nome da Companhia. É uma segurança que eles têm caso sejam abordados por algum órgão fiscalizador", explica Gustavo.

Até o momento foram emitidos 25 alvarás para as festas de 2019, enquanto foram emitidos 249 alvarás de circulação para o ano passado. Lembrando que Uberaba é, oficialmente, a cidade com o maior número de Folias de Reis cadastradas em Minas Gerais e no Brasil, com cerca de 140 companhias já registradas. E, além de oferecer segurança aos foliões, o alvará de circulação é uma forma de monitorar e mapear as folias ativas.

É importante ressaltar que para festas que necessitam de fechamento de ruas ou que terão impacto no trânsito, os grupos de Folias de Reis também devem ter os respectivos alvarás e autorizações da Prefeitura. O alvará de circulação emitido pela FCU não corresponde aos mesmos alvarás para fechamento de rua e demais necessidades. Os grupos de Folias de Reis precisam de estar atentos e formalizarem os pedidos junto a Prefeitura, para que as festas ocorram sem problemas.

Cronograma desta semana.

No sábado (12), a Festa da Companhia dos Primos será partir das 16h, na rua João Pessoa, 584, no bairro Abadia; também a Festa da Companhia da Água Santa (Festa dos Pacheco), a partir das 16h, na rua Santo Agostinho, 31, na Vila São Vicente. E no domingo (13), será a Festa da Companhia Estrela do Oriente, a partir das 12h, no centro Étnico Sebastião Mapuaba, na rua Nilton Rosa Nunes.

 

Estagiária Jorn. Ana Rizieri

Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar