Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Fundação Cultural

15/12/2018 - Procissão de Santa Luzia reúne religiões

Catolicismo e Umbanda coexistem com respeito e admiração no bairro Jardim Induberaba


Na quinta-feira (13), foi comemorado o dia de Santa Luzia, conhecida pelos fiéis como a protetora da “janela da alma”, os olhos. Em Uberaba, o dia ganha há seis anos uma cor a mais, com um encontro de religiões, igreja católica e umbanda.
 
A Paróquia de Santa Luzia promove uma procissão para a Santa. A caminhada passa em frente à Tenda de Umbanda Chico Baiano, onde o zelador Antônio dos Santos, conhecido como “Tomate”, estende um tapete vermelho para contemplar a passagem. O padre Reinaldo Duarte para em frente à Tenda, transformando o momento em uma comemoração ecumênica entre religiões. O cortejo ganha um significado especial, pois simboliza a união de pessoas diferentes, com ideais e crenças diferentes. É uma visualização de duas perspectivas que coexistem juntas.
 
O presidente da Fundação Cultural de Uberaba, Antônio Carlos Marques, esteve presente no encontro e enxerga o evento como um ponto de receptividade. “Entendo que é uma abertura da igreja católica para acolher as religiões de matrizes afro-brasileiras. Esse acolhimento leva a um ser supremo, que emana todas as religiões, que é Deus”, comenta o presidente.
 
A Igreja fica localizada na Praça Santa Luzia, 38, no bairro Jardim Induberaba e a Tenda de Umbanda Chico Baiano, na rua Dagoberto Prata, 231.
 
Raiane Duarte – estagiária de Jornalismo
Comunicação PMU/FCU 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub