WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

05/12/2018 - Natal Cultural da FCU destaca artesanato, exposição, corais e Orquestra Municipal

Caravana Coca-Cola e Pedal de Luz também estão entre as ações especiais

Artesanato, tradições culturais, esporte, corais e Orquestra Municipal estarão em evidência na programação preparada pela Prefeitura de Uberaba e Fundação Cultural de Uberaba para o Natal Cultural de 2018. As atividades já tiveram início e devem seguir até o final de dezembro, convidando o público a entrar no clima natalino das tradicionais celebrações de final de ano.

A programação, apesar de simples, não deixará as festividades passarem em branco. A agenda teve início com mostra de artesanatos natalinos na FCU e a Exposição de Presépios Antigos no Museu de Arte Sacra – Igreja Santa Rita, que já está aberta ao público e ficará disponível até o dia de Santos Reis. A visitação do museu é de terça a sexta-feira, das 12h às 17h30, e sábados das 8h às 11h30, com entrada gratuita.

Na quinta-feira, dia 6, o Natal Cultural será celebrado com o Coral Cidade de Uberaba e convidados, no Teatro Municipal Vera Cruz, às 20h, com entrada franca. Já no sábado (8) é dia do Jardim de Histórias especial de natal na Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães. A ação, com entrada gratuita, acontece no setor Infanto-juvenil - 3º andar, às 10h30. As crianças participantes apreciarão a apresentação especial do Coral UAI.

De 10 a 22 de dezembro o Natal Cultural celebrará a valorização dos artesãos uberabenses com a II Feira de Artesanatos da Fundação Cultural de Uberaba. Será na Galeria de Artes Rachel Machado, sede da FCU, que fica na Praça Rui Barbosa, 356 – Centro. A visitação é de segunda a sexta, das 8h às 18h, e a cerimônia oficial de abertura será dia 11 às 15h.

Música clássica – Corais e Orquestra Municipal de Uberaba também prometem encantar o público em apresentações natalinas especiais ao longo do mês. No dia 10 começa o Natal em Cantos de Paz, na Catedral Metropolitana de Uberaba, com apoio da Fundação Cultural. A abertura será com a inauguração do presépio às 20h, seguida de apresentação do Coral Artístico Uberabense sob regência da maestrina Olga Frange.

No dia 13 às 20h a Catedral será palco do Coral Canta Marista, com regência do maestro Thiago Neves. Já no dia 21 será a vez do Concerto de Natal da Orquestra Municipal de Uberaba, também na Catedral às 20h. A Orquestra apresentará na primeira parte obras de Corelli, Mozart, Elgar, Grieg, Villa-Lobos e Mestre Capiba. A apresentação contará com os solistas Marvile Palis e Renata Machado (flautas), Jefferson Malaquias e Jonas Sousa (violinos) e Gabriel Gonçalves (violoncelo). Na segunda parte, os músicos encantam o público com peças natalinas.

A Orquestra Municipal de Uberaba também terá concerto de Natal no dia 20 na Paróquia São Geraldo Magela, do bairro Alfredo Freire. A apresentação é aberta ao público e acontecerá às 19h30. No dia 21 o Concerto de Natal será para os servidores da Prefeitura de Uberaba às 16h30, no anfiteatro do Centro Administrativo.

Pedal de Luz – Uma das novidades na programação será o Pedal de Luz, passeio ciclístico promovido pela Prefeitura de Uberaba que vai unir o espírito natalino ao esporte e à solidariedade. A organização é da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, com apoio da Sedest, Secretaria de Saúde, Funel e Fundação Cultural, entre outros parceiros.

A inscrição para o Pedal de Luz será gratuita e solidária, com doações de alimentos e livros, e todos os detalhes devem ser divulgados até o final da semana.  A saída será às 19h da ABCZ até a rotatória do São João Batista, retornando à Praça Por do Sol.

Caravana Coca-Cola – Em parceria com a Associação Centro Forte, a Fundação Cultural apoia pelo terceiro ano a passagem da Caravana Coca-Cola por Uberaba. O início será às 18h saindo da Av. Francisco Podboy, 565 - Distrito Industrial e passando pelas principais avenidas e ruas de comércio da cidade. O encerramento será aproximadamente às 20h com a chegada da caravana e do Papai Noel na Praça Rui Barbosa.

Quem passa pela Rui Barbosa também entrará no clima do Natal Cultural nos dias 17, 18, 21 e 22 com apresentações culturais no coreto da praça, das 17h às 19h.

Outra ação, encerrando a programação, será a chegada do Papai Noel no Circo do Povo no dia 22 de dezembro. Será a partir das 20h, com apresentação circense de professores e alunos. O Circo fica no bairro Rio de Janeiro e a celebração é aberta ao público.

Luiza Carvalho – Jornalista

Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar