WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

18/11/2018 - Fundação Cultural promove Caminhada do Dia da Consciência Negra

O cronograma cultural de novembro está movimentado com diversas atividades sobre a Consciência Negra. A Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio da Fundação Cultural/Coordenadoria de Políticas de Igualdade Racial, promoveu rodas de conversa, palestras, oficinas e manifestações culturais.  Todas as atividades culminarão no dia 20, onde ocorrerá a “1ª Caminhada à Contribuição do Negro na Sociedade Brasileira e das Mulheres Negras”.

A Concentração será às 10 horas na Praça Manoel Terra, 255, em frente ao Mercado Municipal e seguirá sentido Igreja de Nossa Senhora D’ Abadia. Os participantes chegarão na Igreja por volta das 12 hoars, onde será promovido o Culto Ecumênico - Dia da Consciência Negra, na Paróquia de Nossa Senhora D’Abadia, com o tema “Reflexão sobre a Intolerância Religiosa”. Às 13 horas, as religiões de matrizes africanas ganham espaço para realizar a “Batucada: resistência de um povo”, com a participação dos terreiros de Umbanda e Candomblé.

A coordenadora de Políticas de Igualdade Racial, jornalista Carmen Amâncio, explica que a Fundação Cultural vem realizando durante todo o ano diversos trabalhos voltados para a comunidade negra. “O Dia da Consciência Negra é muito importante para se discutir e refletir sobre a cultura afrodescendente no nosso País. A caminhada integra a campanha “Afroconsciência”, visando ao reconhecimento e a valorização da história e da cultura africana na formação da sociedade brasileira. Acredito que estamos longe de algo perto da igualdade almejada. Temos a juventude negra sem perspectiva de um futuro melhor, ainda temos a desigualdade de salários para mulheres negras em todos os setores do mercado de trabalho. Ainda, em 2018, vivemos um retrocesso no tocante à intolerância religiosa. Enfim, temos falhas, mas temos muito a comemorar e refletir”, destacou.

20 de Novembro - O Dia da Consciência Negra foi instituído pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data marca a morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, o maior quilombo da época do período colonial no país.

Zumbi dos Palmares nasceu no estado de Alagoas em 1655 e foi um dos principais representantes da resistência negra à escravidão. Aos 40 anos de idade foi degolado, em 20 de novembro de 1695. 

O Quilombo dos Palmares estava localizado na região da Serra da Barriga, que, atualmente, faz parte do município de União dos Palmares (Alagoas). Na época em que Zumbi era líder, alcançou uma população de aproximadamente 30 mil habitantes. 

De acordo com dados de 2015, divulgados pela Seppir (Secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial) do governo federal, o 20 de novembro é considerado feriado em mais de mil cidades.

 

Raiane Duarte – estagiária de Jornalismo

Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar