WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

14/11/2018 - Fundação Cultural receberá exposição que valoriza a riqueza da Cultura Afro

A abertura também contará com declamações de poesias e apresentação de dança

A Fundação Cultural de Uberaba receberá, nesta quarta-feira (14), às 16 horas, na Galeria de Artes Rachel Machado, o lançamento da exposição "Vanguarda da Resistência - A Cultura Negra através das gerações". A exposição conta com a participação de Alexandra Afonso, Pretta Moreno, Cecilia Leite e Thiago Santos Costa. A abertura também terá a participação de José Maria Madureira declamando poesias e Bruno Gonscofe apresentando danças afro.


A responsável pela Galeria e chefe de Seção, Karina de Oliveira, explica que é importante enaltecer a riqueza da Cultura Afro. "Devido à grande importância desta data, no sentido de valorizar os negros pela sua luta, e também valorizar a arte e a cultura afro-brasileira e os artistas que produzem esta arte e passam seus conhecimentos de geração para geração", explica Karina.


O objetivo da exposição é mostrar que, além de toda a exploração e toda a mazela contida na escravidão, a cultura trazida pelos negros é muito rica e não pode ser desvalorizada, muito menos esquecida.


A exposição ficará na Fundação Cultural até o dia 26 de novembro. O endereço é Praça Rui Barbosa, 356, no Centro.


Os artistas - A artista plástica Alexandra Afonso já expôs suas obras em várias galerias do Brasil. E além de atuar como artista, Alexandra também atua como professora de alunos da inclusão na Escola Municipal Maria Laurencina Palmério. Através destas aulas, os alunos aprenderam as técnicas de desenho e pintura com a temática afro-brasileira. E assim deram vida ao que antes eram apenas ideias.


A artista plástica Pretta Moreno atua como educadora na Creche Comunitária Casa do Menor Coração de Maria. A fotógrafa Cecilia Leite, também atuou com Pretta. O intuito das fotos é o empoderamento e o olhar dos jovens para mundo. A maioria dos alunos da Casa é negra.


Thiago Santos Costa é natural do Rio de Janeiro, e escolheu a cidade de Uberaba para viver. Autodidata, o artista cria suas obras de forma intuitiva e, para a queima, utiliza um forno de alvenaria rústica instalado em seu ateliê Amo Ire– Barro da prosperidade.
 
Estagiária Jorn. Ana Rizieri
Comunicação PMU/FCU 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar