WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

13/11/2018 - Sarau Black e Rodas de Conversa movimentam “Novembro Negro”

Arte, empreendedorismo e discussões são alicerces das atividades do mês comemorativo
 
O mês de novembro é caracterizado pelo fortalecimento da Consciência Negra, celebrada no dia 20. A Prefeitura Municipal de Uberaba por meio da Fundação Cultural/Coordenadoria de Políticas de Igualdade Racial, promovem essa semana, o Sarau Black: A Voz da Negritude, além da Roda de Conversa sobre a Mulher Negra e o Dia de Palestras na Escola Estadual Professora Corina de Oliveira.


Na terça-feira (13), às 19 horas, a sede da Fundação Cultural, na Praça Rui Barbosa, 356, recebe a Roda de conversa “Valorização Mulher Negra e Sexualidade da Mulher Negra”, com a presença da advogada, Jane Basílio; da atriz e arte educadora, Ana Elisa; da educadora Glauciana Gonçalves; da afro-empreendedora Mariana Costa e da psicóloga Karla Francielle. Ainda no dia 13  está previsto Café da Paz, na Escola Estadual Professora Corina de Oliveira, às 8 horas. A ação será ministrada pela arte educadora Ana Elisa Gonçalves, com participação do cantor Peixinho e do artista do Coletivo Axé, Arthur Carvalho.


Sarau Black - Na quarta-feira (14) será a vez do “Sarau Black: A voz da Negritude”, com a proposta de movimentar o cenário cultural do “Novembro Negro”. O evento começa às 19 horas, no salão da Paróquia de Nossa Senhora d’Abadia. A intenção é propiciar uma noite de reflexões, arte, cultura e empreendedorismo.


O sarau será aberto com poesia do Presidente da Fundação Cultural, o jornalista e professor, Antônio Carlos Marques. Em seguida haverá show de dança com Bruno Gonscofer, apresentações musicais com Glau Mineira e Peixinho e os artistas Edson Militão, Diógenes Marques e Ana Elisa Gonçalves darão vida a poesias. O teatro estará presente com performances de Arthur Carvalho e Pretta Moreno dos Gangas. Abrindo espaço para outras formas de manifestação, a cultura Hip Hop será representada por Tyzil Blacks, Ysaac, Brava Rima e Marboy ThugzZ. A cultura popular também ganha forma com o Centro Cultural de Capoeira Refúgio: Mulheres ao som de atabaque e berimbau. Haverá momentos de “Palco Livre” para quem queira se apresentar.


O Sarau tem entrada franca e a organização solicita a colaboração com lanches para mesa compartilhada. Pensando no afro empreendedorismo, o Sarau Black traz para o evento os empreendedores: Kuara - Vestuário; Odara afro - Moda afro; Dona Paris - Bolos e chocolates; Aguilar - Artesanato Religioso; Luzes e Velas; Entre Unha e Bijoux; Jane Basílio - Acessórios; Espaço Negra Dri - Acessórios e cabelo; Degustação de vinhos Senhor Balula.


Segundo o presidente da Fundação Cultural, Antônio Carlos Marques o evento visa a “mostrar a diversidade de atuação do negro nas artes, tanto na poesia, cinema, dança e artes plásticas como também no empreendedorismo”.


Palestra - A semana  terá  noite de palestras na Escola Estadual Professora Corina de Oliveira, na quarta-feira (14), às 8 horas  e às 14 horas. O objetivo é levar a discussão da Consciência Negra para o âmbito escolar. O evento irá abordar Cotas Raciais, com a professora doutora em Serviços Sociais da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, Maria Cristina de Souza; Bens imateriais e Cultura Popular com o professor e historiador Gustavo Vaz; História dos Negros no Brasil, com o professor da UFTM e historiador, Marcelo de Souza Silva e o estagiário da FCU, Maycon Gonçalves.
 
Raiane Duarte – estagiária de Jornalismo
Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar