WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

02/11/2018 - Fundação Cultural inicia atividades do “Novembro Negro” nessa segunda-feira

“Negritude, poder e resistência” é o tema de 2018

O mês de novembro é marcado pelas reflexões em torno do dia da Consciência Negra (20), data que simboliza a morte de Zumbi dos Palmares. No mês, busca-se pensar questões sobre a população negra e as diversas formas de resistência e enfrentamento ao racismo. A Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio da Fundação Cultural/Coordenadoria de Políticas de Igualdade Social, realiza ações durante as próximas semanas.


Na segunda-feira (05), a Escritora Heliana Castro Alves começa a desenvolver o projeto itinerante “Karu: Cabeça Encaracolada Ideia Descolada” que promoverá diálogos em escolas. O Karu faz parte de uma pesquisa e projeto de extensão da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Heliana também produziu um livro de mesmo nome, que será lançado durante os eventos.


Na tarde da segunda, a primeira escola participante será a Estadual Geraldino Rodrigues da Cunha. Já na terça-feira (06), durante manhã e tarde, as atividades serão na Escola Estadual Corina de Oliveira. As próximas escolas atendidas serão a Escola Municipal Niza Marquez Guaritá no sábado (10), a Estadual Marechal Humberto Castelo Branco no dia 12, a Escola Municipal Adolfo Bezerra de Menezes será no dia 13 e Escola Estadual Horizonta Lemos, no dia 14.


Heliana Castro Alves é contadora de Histórias, terapeuta ocupacional, escritora e docente da UFTM. O livro “Karu: Cabeça Encaracolada Ideia Descolada” traz como tema o racismo, o preconceito e discriminação racial na sociedade e no contexto escolar. Karu é uma menina negra questionadora e que busca entender e amar as próprias raízes.


“Trabalharemos nessa perspectiva da valorização da diversidade, também no sentido dos direitos humanos já que o racismo ainda está muito presente nas escolas, na sociedade e precisamos falar sobre isso”, esclarece Heliana.


O livro está sendo oferecido para as escolas e o valor de aquisição é R$35,00, atendendo tanto a rede pública quanto a particular. Quem tiver interesse pode estar entrando em contato pelo fone (34) 98876-6893 (WhatsApp).


Raiane Duarte – estagiária de Jornalismo
Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar