WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

26/10/2018 - Circo do Povo é palco do projeto Talentos Cidadania neste final de semana

O Circo do Povo receberá, neste sábado (27), a partir das 19h, o Lançamento do projeto Talentos Cidadania. O evento contará com atrações da organização Família de Rua, de Belo Horizonte, além da apresentação de Toi e Dj Nenê, Ysaac, Teco e grupo de dança de oficinas oferecidas pelo Circo do Povo.


Marcelo Augusto Teodoro de Andrade, presidente adjunto da Fundação Cultural e um dos idealizadores do projeto, explica que há cerca de um ano e meio o Shopping Uberaba o procurou com intuito de otimizar a parceria que já existia entre o estabelecimento e o Instituto Agronelli, que consistia em oferecer um dia inteiro de maratona de esportes numa unidade escolar do Município. Dadas as possibilidades, surgiu a atividade deste final de semana que será a integração de atividades esportivas incrementada com cultura com hip hop e graffitti. “É a primeira vez que oferecemos esta atividade aos jovens em Uberaba, então ainda não temos como mensurar o impacto disso, mas esperamos envolver um todo de dois mil jovens com todas as atividades”, declara Marcelo Augusto.


O professor de capoeira Claudio Bernardes fala sobre a influência do rap na rotina dos alunos do Circo do Povo, que é um movimento que tem impacto positivo. "Eu vejo pelo Toi, que é um grande formador de opinião na vida deles, que trabalha coisas boas e isso ajuda a moldar a personalidade daquela criança, daquele adolescente que faz parte do movimento. Isso, inclusive, combate a violência como um todo. Traz incentivo aos meninos para buscar informação e conhecimento para formar as rimas", declara Claudio.


Para o capoeirista, o movimento é muito rico porque, além da cultura do hip hop em si, estamos falando em formação de cidadania, visto que os jovens precisam driblar a discriminação que ainda faz parte do movimento, por se tratar de expressão cultural de periferia.


Quando questionado se os integrantes do grupo Família de Rua tem noção da dimensão da participação deles na ação deste sábado, Toi é taxativo ao afirmar que sim, já que eles realizam vários projetos em Belo Horizonte. "Quando começamos a nos reunir e conversar sobre o projeto, foi unanimidade que eles seriam ideais para o lançamento, exatamente pelo que o trabalho deles significa na arte urbana, justamente pela influência na periferia", explica o rapper.


O evento terá entrada franca e o Circo do Povo fica na Rua Doutor Vivaldo Silveira, 413, no Residencial Rio de Janeiro.

Família de Rua - A Família de Rua é uma organização que acredita na essência da cultura e das manifestações artísticas urbanas. Para tanto, trabalha focada na promoção da cultura Hip Hop e do skate em seus moldes originais, preservando a originalidade e a força presentes na arte e no estilo de vida daqueles que respiram a rua cotidianamente.


Todas as atividades realizadas pela FDR têm como base os princípios da cultura de rua e em torno deste universo são promovidas ações que buscam integrar a juventude brasileira e ocupar espaços públicos culturalmente.


O investimento da Família de Rua desde o ano de 2007 com o “Duelo de MCs”, evento que acontece em Belo Horizonte com destaque no cenário nacional, fez o Hip Hop de Minas Gerais ir além de BH, ao mesmo tempo em que trouxe o Hip Hop de todo o Brasil para o Viaduto Santa Tereza, no centro da capital mineira.


Para além do “Duelo de MCs”, a Família de Rua desenvolve outros projetos que ganharam as ruas país afora nestes 11 anos de caminhada, entre eles “Família de Rua Game of Skate”, “Duelo de MCs Nacional”, “O Som que vem das Ruas”, “Família de Rua na Estrada”, “Café, Ritmo e Poesia” e “FDR All Styles – Desafio na Pista”.

Estagiária Jorn. Ana Rizieri
Comunicação PMU/FCU 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar