WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

17/10/2018 - Violoncelada promove concertos no Centro Cultural José Maria Barra e em Peirópolis

Ocorre de 17 a 21 de outubro a segunda edição da Violoncelada. O evento de música conta com grandes nomes do cenário musical e violoncelistas de diversas regiões. O primeiro concerto é nessa quarta-feira (17), às 19h30, no Teatro Sesi Minas, com UDI Cello Ensemble, sob a liderança de Kayami Satomi. O valor do ingresso é de R$ 40,00 (inteira) e R$20,00 (meia entrada).  A realização do evento é da Art Cello Produção Cultural Ltda conta com a presença do membro da Orquestra Municipal de Uberaba (FCU), Gabriel Gonçalves.


No dia 18, às 20 horas, no Auditório Ametista em Peirópolis, ocorre o “Concerto Pocket” com UDI Cello Ensemble e alunos. No dia 19, no mesmo horário e local será realizado o “Concerto dos Professores”. Para encerrar, no domingo (21), às 16h20, começa o concerto com a “Orquestra de Violoncelos do Encontro”. Todas as apresentações de Peirópolis tem entrada franca.


Além do cronograma artístico para a comunidade local e regional o encontro possui também programação pedagógica que prevê aulas e máster classes ministradas por grandes professores do instrumento: Kayami Satomi (UFU – Uberlândia/MG), Matias de Oliveira Pinto (Alemanha), Hugo Pilger (UniRio – Rio de Janeiro/RJ), Eduardo Swerts (Orquestra Filarmônica de Minas Gerais - Belo Horizonte/MG) e Gabriel Gonçalves (Orquestra Municipal de Uberaba - Uberaba/MG), além de ensaios diários para o momento de encerramento e demais concertos que serão realizados. Esse ano também confirmada a presença da pianista japonesa Risa Adachi (Alemanha), que acompanhará os alunos e professores nas atividades do encontro.


A Violoncelada foi idealizada por Kayami Satomi, professor de violoncelo na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A primeira edição ocorreu em junho de 2017 e foi um grande sucesso. A diretora geral do evento, Laura Millya, explica que a “II Violoncelada Peirópolis” apresenta enorme importância aos violoncelistas ainda em formação ou que estão buscando especializações e aprimoramentos da técnica e performance do instrumento. A proposta do encontro é oportunizar aos alunos dias intensivos de aprendizagem com grandes mestres do violoncelo. “O formato de aulas em masterclass gera uma via de mão dupla, pois uma vez que o aluno faz, em próximo momento ele também assiste as aulas dos colegas, ampliando a geração e absorção de informações”, elucida Laura, que além de diretora do evento, também é violoncelista.


A escolha de Peirópolis vem com o desejo de proporcionar aos alunos a possibilidade de aprendizagem e imersão em um mundo cultural e musical, ao mesmo tempo em que promove o contato consciente com o meio ambiente. Um dos intuitos também é mostrar Peirópolis como polo e chamar a atenção para a diversidade de atrativos que essa região dispõe.


Além dos momentos de aulas, os alunos têm a oportunidade de participar dos recitais propostos pelo encontro, algo que ajuda a trabalhar a confiança e segurança frente à plateia. “Festivais como a Violoncelada são essenciais para contribuir com a qualidade da formação dos nossos artistas e consequentemente do nosso cenário cultural em geral”, esclarece a artista.

Raiane Duarte – estagiária de Jornalismo
Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar