WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

12/10/2018 - Sempac acompanha festas tradicionais do Município nesse final de semana

A Seção Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural (Sempac) da Fundação Cultural de Uberaba trabalhará no registro anual do 18° Encontro de Folias de Reis de Santa Rosa e Nossa Senhora Aparecida, e da Festa de Nossa Senhora da Conceição e São José da Baixa. Elas fazem parte do patrimônio imaterial do Município e são grandes representantes da cultura popular.

O 18° Encontro de Folias está sendo organizado por Romildo Paiva e conta com apoio da Fundação Cultural de Uberaba. O evento será na sexta-feira (12), no bairro rural de Santa Rosa e será acompanhado pela historiadora do Sempac, Maria Aparecida Manzan; pela estagiária de história da Sempac, Karine Rodrigues e pelo fotógrafo, Flávio Salge.

Já a Festa de Nossa Senhora da Conceição e São José da Baixa será realizada no bairro rural da Baixa, no sábado (13) e domingo (14). Toda a comunidade da Baixa se empenha para promover a Festa e manter viva a tradição. As atividades serão registradas pelos historiadores da Sempac/FCU Miguel Jacob e Gustavo Vaz e pelo fotógrafo, Flávio Salge. De acordo com o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), as Folias de Minas foram registradas como patrimônio cultural do estado em 2017. Uberaba é uma das protagonistas desse folclore e pode ser considerada a capital das Folias de Reis, já que possui o maior número de folias registradas em Minas Gerais e no País.

A Sempac/FCU trabalha no registro, inventário e tombamento de bens materiais e imateriais de Uberaba e região. Uma das próximas ações da equipe técnica é fazer o levantamento histórico e a identificação das manifestações culturais do bairro rural de Ponte Alta.

Raiane Duarte – estagiária de Jornalismo
Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar