WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

04/10/2018 - Memorial Chico Xavier é palco do lançamento de livro sobre as famílias Oliveira e Valim de Melo

Obra de historiadora e socióloga retrata a imigração no final do século XVIII e começo do XIX

No sábado (06) o anfiteatro do Memorial Chico Xavier receberá o lançamento do livro “De Portugal e Espanha à Uberaba: a Trajetória dos Oliveiras e Valim de Melos”. A obra foi escrita pela historiadora Luzia Maria de Oliveira e Silva e pela socióloga Lucília Mendes de Oliveira e Silva, mãe e filha uberabenses. O livro busca recuperar a memória dos antepassados da família das autoras, que deixaram a Península Ibérica e vieram para o Brasil e posteriormente para o Triângulo Mineiro em busca de uma melhor condição de vida e do sonho de “fazer a América”.

O lançamento contará com apresentação musical do cantor sertanejo Júnior Oliveira e do músico e professor do Conservatório Renato Frateschi, Valdir Júnior. Também haverá a leitura de uma crônica pelo escritor e membro do Fórum de Articulistas de Uberaba, Júlio César, e leitura dramática de uma página do livro, pelo ator e filho de Luzia, Lucas Mendes.

A Historiadora explica que a parte da pesquisa foi feita por ela e a filha Lucília entrou como coautora auxiliando na correção, finalização, prefácio e árvores genealógicas. A linguagem da obra é em terceira pessoa e traz depoimentos. “Eu tentei trabalhar na terceira pessoa, mas é complicado, é história de família”, esclarece Luzia.

A escritora retrata o aspecto familiar e as questões contextuais do recorte histórico. “Os Valim de Melos vieram do sul de Minas para a região de Franca e depois para Uberaba e os Oliveiras vieram também para a região do Desemboque seguindo as famílias que acompanharam Major Eustáquio”. Major Eustáquio foi um dos grandes colaboradores da fundação de Uberaba, impulsionando o desenvolvimento do povoado.  Hoje há ramificações dos Oliveiras e Valim de Melos em Goiás, Belo Horizonte, São Paulo, Franca e Sul de Minas.

A obra “De Portugal e Espanha à Uberaba: a Trajetória dos Oliveiras e Valim de Melos” é o segundo livro de Luzia Maria de Oliveira e Silva. O primeiro trabalho foi o livro “A Princesa do Sertão no Comando de um Libanês” que recupera a trajetória do primeiro Prefeito de Uberaba, Whady José Nassif.

Raiane Duarte – estagiária de Jornalismo
Comunicação PMU/FCU 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar